A Operação Lapa Presente (OLP), ação da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro para garantir a segurança dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, prendeu doze homens na operação da madrugada de ontem na Lapa. De acordo com a assessoria da prefeitura, este é um número recorde de prisões desde que a operação começou em janeiro do ano passado. Seis eram acusados de roubo, quatro por furto e dois foragidos da Justiça, sendo um por tráfico de drogas e outro por roubo.
Os agentes da OLP abordaram, na Rua Teixeira de Freitas, Wallace de Souza Oliveira, de 30 anos, e Jônathas Cainã da Costa e Silva, de 26. Com um deles, foi encontrado um telefone celular que eles não souberam informar a procedência. Os dois foram conduzidos à 5ªDP (Mem de Sá), onde foram reconhecidos por uma mulher como autores de um roubo.
No patrulhamento que seguiu pela Rua do Lavradio, os agentes prenderam Roberto Pires Gonçalves, de 22 anos, que foi detido por roubar um celular e que já havia sido preso por invasão de domicílio, roubo e tentativa de estupro. Além dele, os policiais abordaram Cléberson Anderson Lima da Costa, 26 anos; Diego dos Santos Malheiros, de 24; e Vitor de Oliveira, 34. Todos foram conduzidos a 5ª DP, onde foram reconhecidos pelo dono do aparelho roubado.
Na esquina das ruas Evaristo da Veiga e das Marrecas, os policiais localizaram um grupo denunciado por roubo e encontraram, com eles, dois estiletes, um punhal, dois celulares e uma quantia de R$ 1.014 reais. Paulo Roberto Motta dos Santos, de 23 anos; Rodrigo Ferreira da Luz, de 21; Gérson Campos de Carvalho, 18; e um menor de 17 anos, foram levados para a mesma delegacia e foram reconhecidos pelas vítimas. Paulo Roberto, Rodrigo e Gérson foram presos acusados pelo crime de furto qualificado e corrupção de menores. O adolescente foi apreendido.
Na Avenida República do Paraguai, Willian Oliveira da Rosa, 28 anos, que não apresentou nenhum documento de identificação foi levado para a delegacia, onde foi constatado um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo. Willian também foi preso. Na Travessa do Mosqueira, os agentes da OLP abordaram Wagner Bruno Soares Maia, de 25 anos, que apresentou atitude suspeita e não portava documento de identificação. Com ele também foi constatado um mandado de prisão em aberto, mas pelo crime de tráfico de drogas e outras sete passagens pela polícia.
Operação Lapa Presente
Desde o início da operação em janeiro do ano passado, a Lapa Presente já cumpriu 324 mandados de prisão, sendo 14 por homicídio, 144 por roubo, 75 por furto, 35 por tráfico de drogas e 56 por outras ocorrências. Além disso, 2.453 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 2.337 por posse para consumo e 116 por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 62 pessoas por porte de arma branca, 20 por porte de arma de fogo, 254 por roubo e furto e 808 por outros delitos. Foram aprendidos também aproximadamente 15 kg de drogas (maconha, cocaína, crack e ecstasy) e, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foram realizadas 16.765 ações de acolhimento a moradores de rua.
Também desde o início da ação, a OLP já recebeu 1.996 ligações para o seu ramal de denúncias (97954-2424 e 97954-2525). A operação funciona de domingo à quinta-feira das 19h às 03h e na sexta-feira e sábado, das 21h30 às 05h30.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião