Pelo menos dois municípios atingidos pelas enchentes em Alagoas tiveram a entrega de donativos suspensa pela Defesa Civil Estadual. Os desabrigados de Murici e Branquinha, na Zona da Mata alagoana, não receberam os mantimentos na sexta-feira (2) por causa de suposto favorecimento a pessoas que não foram vítimas da tragédia.
A Defesa Civil informou que a suspensão dos donativos é temporária e deve durar até que sejam apuradas as irregularidades. Segundo o Corpo de Bombeiros, a distribuição só será reiniciada após novo cadastramento de desabrigados e desalojados. A previsão é que o serviço seja normalizado no início da próxima semana.
Segundo a prefeitura de Branquinha, algumas pessoas estavam fazendo estoque de cestas básicas e água mineral, mas os desabrigados não serão prejudicados porque praticamente todos são assistidos nos abrigos improvisados. Além disso, a Defesa Civil garantiu que a suspensão não afeta os desabrigados porque a quantidade de alimentos já distribuídos é suficiente para os próximos dias.
Escolas destruídas
Levantamento da Secretaria de Educação de Pernambuco aponta que 12 escolas estaduais e municipais foram destruídas e outras 62 ficaram danificadas, afetando pelo menos 45 mil alunos na área mais castigada pelas chuvas e enchentes no Estado. Mas, como algumas cidades terão de ser reconstruídas, o ano letivo está ameaçado.
Segundo a secretária executiva de Educação do Estado, Margareth Zaponi, o número parcial de alunos prejudicados deverá crescer muito, quando for regularizada a comunicação com os 39 municípios mais afetados - 12 em situação de calamidade pública (caso de Água Preta) e 27 em estado de emergência. Das 195 escolas estaduais da região-alvo, 50 foram atingidas - prejudicando 38 mil alunos.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião