Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Duas cidades do noroeste do PR enfrentam epidemia de dengue

Duas cidades do Paraná enfrentam epidemia de dengue antes mesmo da temporada de calor começar. Elas são: Itaúna do Sul (52 casos) e Paranapoema (39 casos), no Noroeste do estado, de acordo com novo levantamento divulgado nesta segunda-feira (3) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

As cidades alcançaram o status de epidemia por ter populações inferiores a 3,5 mil habitantes, situação que a incidência da doença pode causar maior impacto. O estado já registra 274 novos casos da doença desde agosto deste ano. Desse total, 258 são autóctones (contraídos no próprio Paraná) e 16 casos são importados (contraídos em outros estados). Nenhum óbito foi registrado no período.

O Ministério da Saúde informa que os municípios paranaenses de Iretama e Matelândia apresentam alto risco para a ocorrência de epidemia de dengue, já que registram índices de infestação do mosquito transmissor superiores a 4%. Isso significa que a cada 100 residências visitados, quatro tinham o foco do inseto. Apesar da probabilidade, as duas cidades ainda não têm casos confirmados da doença neste novo período. "Isso mostra que ainda não há circulação do vírus, mas o ambiente está propício para ocorra uma epidemia", disse a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Themis Buchmann, em entrevista à assessoria de comunicação do governo estadual.

A cidade com o maior número de novos casos é Paranavaí, no Noroeste, que contabilizou 128 incidências. Em seguida, aparecem Londrina, no Norte, com 67 casos, e Maringá, no Noroeste, com 25. A Sesa reforça que todos os municípios mantenham uma rotina de visitas aos domicílios, com orientação à população sobre a existência de criadouros do mosquito.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.