No Colégio Estadual do Paraná, as eleições movimentaram alunos e professores, como Joel Santos| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

Em 2.074 escolas estaduais o dia de ontem foi de eleição da diretoria do colégio. Em 583 delas, a disputa foi acirrada, com mais de uma chapa na disputa. Estu­­dantes, pais, professores e funcionários participaram do processo de consulta à comunidade. O pleito começou às 8 h da manhã e foi até às 22 h. O resultado será divulgado até o dia 16 de dezembro no site da Secretaria de Estado de Educação (Seed) e os diretores devem ser nomeados na mesma data.

CARREGANDO :)

Mais de 1,4 milhão de pessoas estavam aptas a votar. O Colégio Estadual do Paraná concentrou o maior número de votantes, 4,7 mil. Lá, o direito ao voto foi conquistado há pouco tempo. "Depois de muitas manifestações, conseguimos fazer com que o colégio participasse do processo de consulta para a escolha de diretor. No ano passado tivemos a primeira votação para um mandato provisório, mas agora as eleições são pra valer", conta o professor de Língua Portuguesa Jefferson Luiz Franco.

A disputa aumentou, em 2010 foram duas chapas concorrentes, em 2011 são três. "A democracia está cada vez mais forte", diz a integrante do Núcleo Regional da Educação de Cu­ritiba Claudia Akel. Foram cinco dias de campanha e três assembleias gerais para pais, estudantes e funcionários com apresentação de propostas. O estudante Luhan Honnywey, do primeiro ano do ensino médio, votou hoje pela primeira vez, aos 15 anos de idade. "Os alunos são os principais interessados, temos que participar, mostrar a nossa força."

Publicidade

Pedro Macedo

O Colégio Pedro Macedo também teve disputa entre três chapas. "A concorrência está acirrada, houve até pedidos de impugnação de algumas candidaturas", diz a presidente da comissão consultiva, Cristiane Bogo. Há três anos, na consulta anterior, o colégio tinha chapa única, "desta vez professores e estudantes estão mais engajados", diz a integrante da comissão consultiva Wandy Etchebere.

De acordo com Lúcio Sérgio Ferracin, integrante da comissão executiva do processo de consulta à comunidade, a contagem de votos vai ser feita ainda hoje nas escolas e a comunidade está convidada a participar. Os nomes devem ser divulgados amanhã nas escolas.