Durante uma rebelião que durou cerca de 17 horas, cerca de 20 detentos fugiram do Minipresídio de Ivaiporã, a 155 quilômetros de Maringá, na madrugada deste domingo (3). De acordo com a Polícia Militar, o motim começou por volta das 18 horas de sábado (2), quando os presos renderam dois agentes carcerários de idades e nomes não divulgados e conseguiram invadir a sala onde estavam guardadas as armas e munições da Polícia Civil da cidade. Entre as armas, estava uma escopeta calibre 12 milímetros.
Segundo a PM, até sábado (2), havia cerca de 100 presos no local, no entanto a capacidade do Mini Presídio não havia sido divulgada até o início da tarde deste domingo (3). Até o mesmo horário, a polícia não sabia informar o número exato de fugitivos e disse que a contagem seria realizada nesta tarde.
A rebelião foi iniciada no início da noite de sábado (2), se estendeu pela madrugada e manhã deste domingo (3). Além dos policiais de Ivaiporã, pelotões de Choque da PM de Londrina e Apucarana estiveram no local para dar suporte às negociações, que só cessaram por volta das 11 horas deste domingo, quando os reféns foram libertados.
De acordo com a Polícia Militar, um dos agentes foi ferido com um tiro na perna e encaminhado a um hospital local, mas sem risco de morte. O outro refém não ficou ferido.
Policiais das regiões Norte, Noroeste e Centro-oeste do Paraná estão mobilizados para localizar os fugitivos de Ivaiporã, segundo a PM.