• Carregando...

A dois dias da primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a expressão "feriado prolongado" parece não significar absolutamente nada para cerca de 43 mil candidatos. Em Curitiba, teatros, ginásios e centros de convenções recebem aulões de véspera hoje e amanhã. Para estudantes de escolas e cursinhos da cidade, os aulões podem ser a última chance de conseguir tirar uma dúvida ou finalmente entender aquele assunto mais complicado.

Alguns dos aulões são exclusivos para os alunos da instituição organizadora, como o do Curso Dom Bosco, que em 2007 mudou o dia do evento. Até o ano passado, ele era realizado aos sábados. Mas, segundo a assessoria de imprensa do cursinho, uma pesquisa realizada por psicólogos neste ano revelou que um dia inteiro de aulas no sábado desgastava o aluno para a prova do domingo. Assim, o Dom Bosco optou por adiantar em um dia o aulão, que ocorre hoje, com a participação também de alguns alunos de escolas públicas que receberam convite.

Já o Curso Expoente optou pelo aulão aberto a todos os interessados. O Superaulas, como o evento é chamado, está arrecadando também latas de leite em pó, que serão doadas ao Hospital Erasto Gaertner. O aulão ocorre amanhã, e as inscrições terminam hoje. O Curso Positivo realiza aulão em dose tripla, mas apenas para seus alunos: ontem, hoje e amanhã, com horários diferenciados para quem faz o cursinho de manhã ou à tarde.

Um aulão a que todos poderão assistir está na televisão. O Eureka!, programa comandado pelo professor Marlus Geronasso, transmite uma revisão amanhã à tarde. A gravação ocorreu no sábado passado, no Canal da Música, com a presença de alunos de escolas públicas e uma equipe de 22 professores voluntários, que também estará presente no Gabarito, um programa ao vivo na noite de domingo, com a correção da prova da UFPR. "Por estarmos na televisão, temos tido uma grande repercussão com nosso conteúdo. Já recebemos até contatos do Maranhão pedindo dicas para a Federal de lá", conta o professor.

Dicas

As revisões de véspera são uma das dicas do professor Ivo Carraro, diretor pedagógico da sede Batel do Curso Positivo. "Mas, após as revisões, os estudantes precisam descansar, dormir bem e ter uma alimentação leve", ressalta. Os excessos hoje, amanhã e domingo estão fora dos planos. "O gasto de energia nesta reta final deve ser muito bem administrado. Alimentar-se bem, dormir no mínimo sete horas por noite e fazer exercícios físicos são a fórmula indicada para fugir do estresse. É interessante também que o vestibulando faça atividades que lhe dêem prazer e tenha momentos de lazer com os amigos." Mas pelo menos um lazer comum dos jovens, o computador ligado até altas horas, é desaconselhado. "O sono neste momento é fundamental", alerta Carraro. Já a família deve colaborar passando tranqüilidade ao vestibulando, e não fazendo cobranças.

Para o dia da prova, um conselho é repetido à exaustão: "Saia de casa com bastante antecedência", diz Carraro. A garrafinha de água, único item permitido entre comidas e bebidas, pode ser uma útil companheira do vestibulando. E, na hora de resolver a prova, o professor recomenda começar pelas perguntas mais fáceis, e não só porque isso dará mais tempo no fim da prova para as questões complicadas. "A autoconfiança do vestibulando cresce ao longo da prova com cada questão resolvida", diz.

* * * * *

Serviço:

Aulões de véspera:

Dom Bosco (fechado): hoje, das 8 às 20 horas, no Círculo Militar do Paraná (Largo Bittencourt, 187, Centro).

Expoente (aberto): amanhã, das 9 horas às 18h30, no Centro de Convenções de Curitiba (Rua Barão do Rio Branco, 370, Centro). Inscrições até hoje, na Rua Comendador Araújo, 117. Taxa: uma lata de leite em pó.

Positivo (fechado): hoje e amanhã, das 7h10 às 15h10 (para alunos da manhã) e das 15h30 às 23 horas (para alunos da tarde), nas sedes Centro (Rua Vicente Machado, 317) e Batel (Avenida Sete de Setembro, 4.228).

Eureka! (na televisão): amanhã, a partir das 14h30, na TV Educativa. O programa Gabarito, com a correção da prova, vai ao ar domingo, às 21h30, também na Educativa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]