Apesar de 36% dos jovens de 16 a 25 anos acessarem o e-mail todos os dias, segundo a pesquisa Juventude Conectada (parceria entre Escola do Futuro, da USP, Ibope Media e Telefônica), acesso não significa uso. "Uma infinidade de coisas na internet ainda dependem de confirmação, de código para acesso. E isso é enviado via e-mail. Esse jovem entra, vê, e pronto. Não chega a usá-lo", diz Samantha Kutscka, coordenadora do projeto.
Esses jovens usam o e-mail só quando necessário. Segundo pesquisa do Ibope em 13 capitais do Brasil, 17% dos jovens usam o e-mail apenas na empresa. Em casa, apenas 1% usa a internet para mandar e-mails. A ferramenta também não combina com dispositivos móveis: só 2% dos jovens pesquisados mandam e-mail pelo celular ou tablet.
A agilidade da conversa nos novos aplicativos é um fator que explica a falta de interesse do jovem nativo digital pelo e-mail. "O e-mail tem uma sucessão de etapas até a mensagem chegar ao interlocutor. Os aplicativos no celular eliminaram isso. Eles te mandam sinais instantâneos quando uma mensagem é enviada ou lida. Essa geração está acostumada a isso", diz Elizabeth Saad, pesquisadora de mídias digitais da USP.
O minério brasileiro que atraiu investimentos dos chineses e de Elon Musk
Desmonte da Lava Jato no STF favorece anulação de denúncia contra Bolsonaro
Fugiu da aula? Ao contrário do que disse Moraes, Brasil não foi colônia até 1822
Sem tempo e sem popularidade, governo Lula foca em ações visando as eleições de 2026
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora