A coluna recebeu ontem diversas manifestações sobre a nota "TAP de luva", que questionou as razões de Curitiba ter ficado de fora das dez cidades brasileiras que têm voo direto para Lisboa. Entre os que escreveram estão o presidente nacional da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Antonio Azevedo, e o ex-governador Orlando Pessuti.
É uma Pena 2
Azevedo disse que vem alertando para esse assunto há muito tempo como presidente da Abav. "Curitiba esteve e ainda está nos planos da TAP para termos um voo intercontinental com a Europa", diz ele. Para Azevedo, falta vontade política para resolver a questão relativa ao tamanho das pistas do Aeroporto Internacional Afonso Pena. "Há uma previsão de um possível projeto, mas a sua finalização, prevista para 2018, é desanimadora", acrescenta.
É uma Pena 3
Já o ex-governador Orlando Pessuti diz que esteve na sede da TAP em Lisboa, "em duas oportunidades", como vice-governador e mais recentemente como conselheiro do BNDES, tratando da criação da rota com o diretor executivo da companhia, Luiz Mör. "Os problemas apresentados são o tamanho das pistas do Aeroporto Afonso Pena", escreveu Pessuti, que chegou a enviar uma foto do encontro com o dirigente da TAP.
É uma Pena 4
Orlando Pessuti disse ainda que deixou "tudo certo e pronto" para que fosse assinado o decreto que autoriza a liberação de recursos para a área da terceira pista, com 3,4 mil metros de comprimento. Ele diz que só não assinou o documento em dezembro de 2010 por causa das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Procurando o Tom
O documentário A música segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira dos Santos, estreia nesta sexta-feira no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Crystal. Não há uma palavra sequer no filme, que é todo baseado em imagens cedida pela família e em grandes intérpretes brasileiros e internacionais, além, é claro, do próprio Tom. Entre eles Vinicius de Moraes, Elis Regina, Nara Leão, Maysa, Elizeth Cardoso, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Judy Garland e Sammy Davis Jr., que interpretam canções de Tom.
Olhos táteis
Olha só que bela iniciativa! Trinta crianças do Instituto Paranaense de Cegos, entre 8 e 12 anos, vão conhecer hoje a exposição Michelangelo, no ExpoRenault Barigui. Elas poderão tocar as obras para sentir o trabalho, a história e a vida do gênio italiano. A visita, que começa às 14 horas, será acompanhada por Diele Pedrozo, coordenadora do projeto Ver com as Mãos, do Instituto, e do grupo de monitores da 360º Eventos, organizadora da mostra.
O projeto Ver com as Mãos, que tem o apoio do Criança Esperança/UNESCO, é voltado para crianças, jovens e adultos cegos ou com pouca visão com objetivo de estimular o ensino e o conhecimento de artes em geral.
Abrangente
A Regional Paraná/Santa Catarina da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) recebe hoje, em Curitiba, o presidente nacional da entidade, Arlindo de Almeida, para uma reunião. Na pauta, as normas e a regulamentação da Agência Nacional de Saúde para os planos de saúde, além de outros assuntos.