Imagens do leitor
Os paranaenses poderão acompanhar, nesta terça-feira (11), um eclipse parcial do Sol. O fenômeno acontece quando há um alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra, de forma que a sombra lunar atinge nosso planeta. As pessoas localizados no caminho de passagem da sombra podem ver o disco solar ser encoberto pela Lua.
No Paraná, o espetáculo começa próximo das 7h37, com auge às 8h37. Durante o máximo do eclipse a Lua encobrirá cerca de 22% do disco solar, não havendo diminuição relevante de luminosidade. O término do eclipse se dará por volta das às 9h34.
Dicas O astrônomo Germano Afonso, coordenador do planetário indígena da Universidade Federal do Paraná, lembra que jamais se deve olhar para o Sol diretamente. Materiais como filme fotográfico, radiografias, óculos escuros, vidro esfumaçado e bacia com água, também não são seguros e podem causar lesões graves no olho. O único material recomendado para observar o eclipse é o vidro de soldador, mas apenas o de número 14 é seguro.
Uma opção para acompanhar o fenômeno, segundo o astrônomo, é utilizar uma câmera fotográfica digital ou mesmo a câmera do celular. É preciso encontrar o Sol sem olhar diretamente no visor da câmera. Pela tela o aparelho é seguro acompanhar e ainda é possível registrar o fenômeno. Afonso aconselhar que o observador permaneça apontando a câmera ou celular no máximo 30 segundos, para não provocar danos ao aparelho.
O Planetário de Londrina e o Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina, no Norte do estado, vão realizar uma atividade especial para a observação do eclipse, informou a Agência Estadual de Notícias. Uma turma da Escola Municipal Cecília Hermínia foi convidada para acompanhar o evento e a observação será aberta ao público em geral.
Previsão do tempo
As condições de tempo devem permanecem estáveis no Paraná na terça-feira, segundo a previsão do Instituto Tecnológico Simepar. Uma massa de ar bastante seca inibe o desenvolvimento de nuvens de chuva. Conseqüentemente, o dia apresenta-se com Sol e temperaturas elevadas em todas as regiões do Estado.
Os curitibanos vão enfrentar temperaturas variando entre 12ºC e 28ºC. No Litoral os termômetros registram mínima de 17ºC e máxima de 28ºC. Os moradores do Oeste do estado vão passar mais calor. Em Foz do Iguaçu a previsão é de mínima de 19ºC e máxima chegando aos 36ºC. A Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, emitiu alerta sobre a baixa umidade relativa do ar. O índice deve ficar abaixo de 30% em dez estados, inclusive no Paraná. A Sedec desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao Sol entre 10h e 17h, principalmente entre 14h e 16h, período em que a umidade do ar fica mais baixa. A ingestão de líquido é recomendável para evitar a desidratação.
Governo quer taxar ganhos isentos dos mais ricos e limitar alcance da correção do IR
Haddad faz economia “despencar” com pacote duvidoso; assista ao Sem Rodeios
Pacheco anuncia prioridade para corte de gastos do governo no Senado
Moraes foi impedido no caso Clezão: será afastado no julgamento do suposto golpe?
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião