Fenômeno
Aqueles que se dispuserem a levantar da cama ou quem sair logo cedo para o trabalho nesta terça-feira (28) vão poder apreciar um eclipse total da Lua. O fenômeno, que será visto em apenas algumas regiões do Brasil, deve começar às 5h51m (horário de Brasília), e demorará cerca de uma hora para alcançar o ápice. Os paranaenses poderão acompanhar o fenômeno parcialmente.
Segundo a agência espacial norte-americana (NASA), no início, a mudança não será grande, mas à medida que a Lua for envolvida pela sombra terrestre sua cor cinzenta mudará para uma intensa coloração vermelha como a do entardecer. O astrônomo Germano Afonso, coordenador do planetário indígena da Universidade Federal do Paraná, explica que o eclipse poderá ser acompanhado por aproximadamente 40 minutos no estado. O fenômeno só atingirá a totalidade às 6h52 minutos, porém o Sol deve nascer as 6h34 interrompendo a visualização. Nas cidades na região Oeste, como Foz do Iguaçu, onde o Sol aparece mais tarde, o eclipse poderá ser acompanhado por mais tempo.
O professor de eletrônica e membro do clube de astronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Bertoldo Schneider Junior, disse que prefere observar os eclipses que acontecem no meio da noite. "A lua vai estar muito baixa no horizonte e a claridade atrapalha", afirma.
O tempo também pode prejudicar a visualização. O Instituto Tecnológico Simepar prevê tempo nublado em praticamente todo estado, exceto na região Oeste. "O Céu tem de estar muito encoberto para impedir visão do eclipse. O Sol e a Lua não são iguais as estrelas que ficam encobertas" afirma Afonso.
Os eclipses lunares ocorrem quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, ou seja, quando a Lua entra na zona de sombra da Terra. O eclipse total ocorre quando a Lua está totalmente dentro do cone da sombra. No dia 21 de fevereiro de 2008, outro fenômeno semelhante acontece e poderá ser visto no Brasil com mais facilidade. No dia 11 de setembro acontece um eclipse parcial do Sol. O fenômeno inicia às 7h43m e 24% do sol serão cobertos pela Lua.
Previsão
A massa de ar frio está ingressando no país e na terça-feira (28) atinge a região Oeste e Sudoeste do Brasil. A nebulosidade ainda se mantém presente sobre o Paraná, segundo o Simepar. Há condições para a formação de geadas fracas entre porções do Sudoeste e do Centro-Sul do estado.
No Leste do Paraná, que inclui RMC e o Litoral paranaense, há possibilidade de chuva à noite. As temperaturas ficam baixas pela manhã e com discreta elevação ao longo do dia. O curitibano vai enfrentar temperatura mínima de 9ºC e máxima de 15ºC. No Litoral, a variação será entre 14ºC e 18ºC. Em Londrina, no Norte, os termômetros registram mínima de 11ºC e podem chegar aos 23ºC.
Na quarta-feira (29), o tempo segue instável em praticamente todo Paraná. Dos Campos Gerais até as praias pode chover a qualquer hora do dia. No Oeste, Noroeste e Norte pioneiro as nuvens predominam, mas não há previsão de chuvas significativas. Na capital a temperatura varia entre 11ºC e 17ºC. Em Maringá, no Noroeste, os termômetros registram mínima de 14ºC e máxima de 27ºC.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião