O primeiro passo para a implantação de um metrô em Curitiba será dado amanhã. A prefeitura lançará o edital para contratação do projeto do trecho Norte-Sul, que deverá ligar o Santa Cândida à região sul da CIC. O preço máximo estabelecido é de R$ 2,087 milhões.
O projeto, que deve ser finalizado até junho no ano que vem, vai detalhar os estudos preliminares que vêm sendo feitos até agora. Só então começa a fase de captação de recursos para o projeto de execução e das obras em si. No ano que vem, a prefeitura tentará conseguir o dinheiro por meio da inclusão do projeto no Plano Plurianual (PPA) da União.
Pouco mais de dois meses atrás, a vinda a Curitiba do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), já havia trazido expectativa sobre o assunto. A idéia inicial da prefeitura era tentar incluir já no PPA de 2008/2011 as obras do metrô. Pela falta de um projeto básico, isso não foi possível. Agora, o prefeito Beto Richa (PSDB) já teria conversado com o ministro, que sinalizou com a possibilidade da inclusão no PPA 2009/2012. "Mas sem garantias", diz o assessor de projetos especiais do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Ubiratã Teixeira de Almeida.
Projeto
Dos R$ 2,087 milhões destinados ao projeto básico, 80% são provenientes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Ministério das Cidades e 20% são do município. O dia 6 de setembro é a data final para que as empresas apresentem propostas para análise. A previsão é de que em outubro deste ano o processo licitatório seja encerrado e em novembro se inicie a elaboração do projeto. A partir de então, a empresa contratada terá 220 dias para entregá-lo.
O projeto básico, segundo Almeida, deve mostrar se tudo que foi previsto nos estudos preliminares é realmente factível. "Será feito um estudo mais complexo, com análises topográficas e hidrogáficas, entre outras, para ratificar ou não as informações que nós temos", afirma. De acordo com os estudos preliminares, a linha de metrô deve ter 22 quilômetros de extensão no trecho entre o Santa Cândida e a CIC-Sul e custar US$ 760 milhões. Desse total, 50% dos recursos seriam da União, 18% seriam custeados pelo município e 32%, pela iniciativa privada. Cerca de 468 mil pessoas devem utilizar o novo transporte em dias úteis hoje, 410 mil usam as linhas de transporte coletivo deste corredor diariamente. "Nosso sistema hoje é satisfatório, mas estamos pensando a longo prazo", diz Almeida.
Se o projeto básico seguir à risca os estudos preliminares, serão implantadas 22 estações com bilheteria e área comercial na superfície e plataforma subterrânea. O metrô será feito na maior parte pelo sistema "cut and cover", expressão em inglês que significa algo como "escava e cobre". "É um sistema mais barato e simples do que escavar túneis", explica Almeida.
Pelo "cut and cover", o metrô ficará apenas seis metros abaixo da terra. Muito mais próximo da superfície do que metrôs como o de São Paulo, por exemplo. Dos 22 quilômetros, 16,5 quilômetros do Santa Cândida até depois do Pinheirinho devem ser feitos dessa maneira.
Já na área central de Curitiba, as características do solo dificultam a implantação do metrô e devem obrigar a prefeitura a construir cerca de 2,5 quilômetros de túnel em uma profundidade de cerca de 10 metros. Para completar, em cerca de 3 quilômetros da Avenida Winston Churchil até a CIC-Sul o metrô deverá ficar acima do solo. Em uma parte, será elevado cerca de 6 a 7 metros acima do solo. Em outras, andará sobre a superfície da futura Linha Verde.