Curitiba recebe a partir de segunda-feira o Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), evento promovido pela Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED) que deve reunir em torno de dois mil congressistas de todo o país, além de convidados e palestrantes do Canadá, Estados Unidos, Noruega, Taiwan, Turquia e Uruguai.
A vigésima edição do evento terá como tema "EAD e a Internacionalização da Aprendizagem no Brasil", assunto que se divide em diversas correlações ao longo dos 18 minicursos, 45 mesas-redondas, 11 palestras principais e cerca de 150 trabalhos científicos.
Segundo o diretor da Universidade Positivo e co-realizador do congresso, Roberto De Fino Bentes, o evento se propõe a discutir como os brasileiros podem participar de cursos à distância de outros países, e como os estrangeiros podem fazer o mesmo no Brasil. "A Universidade está se lançando na educação à distância", conta.
Bentes destaca como pontos altos do evento os minicursos e as palestras proferidas por estudiosos estrangeiros. "Haverá um grande fluxo de pesquisadores da área na cidade, o que traz uma importante troca de informações", diz.
Entre as atividades mais esperadas está a palestra de John M. Keller, da Florida State Univerisity, dos Estados Unidos, que traz ao debate o Massive Open Online Course (MOOC), categoria de curso online destinado a um grande número de pessoas, como a Khan Academy. Outros destaques são os americanos Larry Cooperman, que apresenta "O redesenho digital da Educação Superior", e Larry Johnson, com a palestra "A procura da sabedoria incomum".
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) ocorre no Expo Unimed, localizado na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido.
O evento, destinado principalmente a educadores e gestores educacionais, requer credenciamento que pode ser feito no local. A taxa de inscrição é de R$ 1,6 mil para o congresso e R$ 800 para os minicursos.