A polêmica em torno do conceito de gênero presente nos documentos originais dos planos de educação se repetiu em todo o Brasil. Nem mesmo o Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em junho de 2014, resistiu à pressão da bancada religiosa no Congresso Nacional. Mesmo assim, educadores tentaram sensibilizar os legisladores para manter o termo nos documentos.
A iniciativa nacional De Olho nos Planos, criada para acompanhar a aprovação das metas por todos os entes federativos, também divulgou uma nota de repúdio “contra manifestações de intolerância e proselitismo religioso” nas discussões. “As estratégias de promoção da igualdade de gênero, raça e orientação sexual nos planos de educação visam dar concretude à Constituição Brasileira, à legislação educacional e às diversas normativas internacionais dos quais o Brasil é signatário”, diz nota divulgada pelo grupo, formado por várias organizações, como a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), entre outras.
O Conselho Municipal de Educação de Curitiba (CME) argumentou que as metas e estratégias previstas originalmente no PME também fazem parte das Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos (EDH).
Em votação do PEE, deputados do PR restringem investimento em educação
Leia a matéria completaA superintendente de Educação da Secretaria da Educação do Paraná (Seed), Fabiana Campos, disse à reportagem na semana passada que a abordagem ajudaria a romper barreiras históricas, como as que afastam meninas de cursos de engenharia, por exemplo.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Brasil deve passar os EUA e virar líder global de exportações agropecuárias
O que dizem as pesquisas sobre educação integral, obsessão do MEC de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião