A unidade da Rede Angeloni em Maringá será a maior unidade do grupo no país, com 40 mil metros quadrados construídos| Foto: Walter Fernandes/Gazeta Maringá

A inauguração de quatro novos hipermercados deve gerar pelo menos mil empregos até o final do primeiro semestre de 2013 em Maringá. As recentes pesquisas sobre a alta na qualidade de vida, crescimento do PIB e a influência como cidade polo são os principais atrativos para grandes redes como Angeloni, Condor, Muffato e Pão de Açúcar investirem no Município.

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O professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Neio Gualda explica que Maringá concentra um potencial consumidor de quase 1 milhão de pessoas – 356 mil no Município e 560 mil nas cidades da região. "Então a cidade absorve tranquilamente essas novas unidades de hipermercados. Os mercados que já existem vão continuar lotados porque há uma demanda muito grande de toda a região."

Em nota, a rede Angeloni informou que há um nicho deficiente em relação a mercados que oferecem conforto, variedade e serviços em Maringá. "Através de vários estudos e pesquisas de mercado concluímos que existe um grande potencial a ser explorado na cidade", afirmou em nota o grupo catarinense.

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O professor Neio Gualda concorda. "Percebemos que as redes de supermercado já instaladas em Maringá são, na maioria dos casos, redes locais que ainda não perceberam a importância de investir em serviços e atendimento de qualidade."

Por isso, o professor defende que a instalação de grandes grupos varejistas deve melhorar a qualidade dos serviços na cidade, a oferta de produtos e, principalmente, a concorrência. "Não tenho dúvida que quem ganha com isso é a população."

Gualda salienta ainda que grandes unidades aumentam a arrecadação de impostos para o Município, atraem a população da região para consumir em Maringá e, consequentemente, estimula cada vez mais a geração de empregos.

Quatro grandes redes de supermercados investem na cidade

No mês passado, o grupo Muffato (que já conta com dois estabelecimentos na cidade) inaugurou a nova unidade em Maringá, localizada na Avenida Colombo. A loja foi projetada no formato autosserviço que "alia os preços baixos de um atacado com o conforto de um hipermercado", segundo a assessoria de imprensa do grupo. A nova unidade possui 18 mil metros quadrados e já gerou 500 empregos diretos e indiretos.

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No primeiro trimestre de 2013, a rede catarinense Angeloni vai inaugurar uma unidade na Avenida Horácio Racanello, na região central de Maringá. Esta será o maior hipermercado entre as 26 do Angeloni no país, com 40 mil metros quadrados construídos. A loja vai oferecer aos clientes locais para cursos de culinária, espaço cultural e para projetos de valorização social.

"Nossa proposta é de um grande empreendimento. Um conjunto de lojas de alimentação e serviços de marcas importantes, acomodados numa estrutura que proporcionará conforto e excelente experiência de compra", afirmou em nota o grupo.

Outra rede que confirmou a instalação de uma nova unidade em Maringá foi o Condor, que vai construir um hipermercado na Avenida Colombo. Segundo a prefeitura de Maringá, o projeto já foi aprovado e o estabelecimento está em fase de construção, no entanto, outras informações sobre o empreendimento não foram divulgadas. A meta da rede é chegar ao final de 2016 com 45 lojas, 12 mil colaboradores diretos e um faturamento superior a R$ 4 bilhões, além de expandir sua atuação para outro estado.

Já o Grupo Pão de Açúcar (GPA) pode inaugurar no primeiro semestre do ano que vem no cruzamento das avenidas Guaiapó e Colombo, no Jardim América. A Gazeta Maringá apurou junto à Secretaria de Urbanismo e Habitação de Maringá que o registro da obra no local é da Rede Assaí (que pertence ao GPA) e que as obras começaram há cerca de um mês.

Embora não confirme as informações, a assessoria de imprensa do Grupo Pão de Açúcar também não negou a inauguração da unidade em Maringá. A empresa disse que no momento oportuno divulgará as informações sobre o empreendimento à imprensa local.

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