Após duas eleições com aclamação de candidato único, a disputa pelo controle da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai ter o seu primeiro bate-chapa. Três grupos disputam os votos de cerca de 27 mil advogados paranaenses: o situacionista XI de Agosto e os oposicionistas OAB Democrática e OAB de Verdade. A eleição vai escolher a nova diretoria, conselheiros estaduais e federais, as diretorias das 47 subseções existentes no estado e da Caixa de Assistência dos Advogados para o triênio 2007-2009. O pleito está marcado para o próximo dia 22, das 8 às 16 horas, nas sedes das subseções. Em Curitiba, a votação será no pavilhão do Parque Barigüi. O voto é obrigatório para todos os advogados, mas só terá direito quem estiver com a anuidade em dia.

CARREGANDO :)

A disputa tem propostas para todos os gostos. O advogado Alberto de Paula Machado, candidato a presidente da chapa XI de Agosto, diz que a situação tem bons serviços prestados e propostas que permitem a sua manutenção no poder. Ele pretende investir na Escola Superior de Advocacia e elaborar um diagnóstico dos problemas do poder Judiciário e da própria OAB. "A Ordem sempre fez críticas à morosidade da Justiça. Hoje, a intenção é fazer críticas objetivas e apontar os problemas. E quem mais entende de Justiça é o advogado", afirmou.

Oposição

Publicidade

O advogado Marlus Arns de Oliveira, candidato à presidente da chapa Democrática, afirma que só a oposição tem condições de abrir o diálogo, ter uma postura mais aberta, transparente e atuante com os profissionais. "Vamos resgatar a OAB para os advogados. O atual grupo está no poder desde 1993, encastelado e não enfrenta os problemas que os advogados têm no exercício da profissão", afirmou.

Oliveira integrou a chapa XI de Agosto na eleição passada, mas diz que hoje não comunga mais das mesmas idéias. "Como tomamos posicionamento firme diante de determinados assuntos, a OAB extinguiu a subseção Curitiba neste ano, cujas atividades se encerram no fim do atual triênio (31 de dezembro de 2006). Da extinção nasceu a nossa chapa, que defende a autonomia das subseções", disse, justificando a sua nova posição. Ele será o último presidente da subseção Curitiba.

Já o advogado Elias Mattar Assad, da chapa OAB de Verdade, também de oposição, promete criar um serviço 0800, que permitirá à entidade defender os advogados que têm seus direitos ameaçados. "Nossa prioridade é proteger o profissional dos abusos, dos ataques e de todas as formas de perseguição", diz Assad no seu material de campanha. Procurado pela reportagem, ele não foi localizado.

Ainda no material, ele explica que o serviço 0800 funcionará 24 horas e vai gravar tudo, permitindo o uso de suas informações a qualquer momento. "A finalidade dessa medida será a constituição de provas de atos abusivos, permitindo que o advogado não fique isolado em face de eventual medida abusiva do estado".

- Serviço: Informações sobre os locais de votação e a composição das chapas no site www.oabpr.org.br.

Publicidade