Os eleitores de Maringá, Paiçandu, Doutor Camargo, Floresta e Ivatuba que não votaram nos três últimos turnos terão um prazo maior para a regularização do título, que termina nesta quinta-feira (25) para o restante do país. Isso ocorre porque os eleitores serão beneficiados com o processo de recadastramento biométrico, que automaticamente vai regulariza a situação eleitoral. Mesmo com mais tempo, o pagamento das multas será obrigatório. São R$ 3,51 por falta.
Para regularizar o cadastro eleitoral, os cidadãos precisam pagar a multa, sem juros, e comparecer à zona eleitoral onde estão cadastrados. Os documentos necessários são a guia de pagamento, RG, CPF e comprovante de residência.
O atendimento segue até 4 de outubro no Fórum Eleitoral de Maringá. O agendamento ocorre exclusivamente pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Segundo Elaine Berbete, chefe de cartório da 137ª Zona Eleitoral, por deixar de votar uma única vez o eleitor já perde o acesso a alguns serviços básicos. "Não poderá tomar posse em cargo público, por exemplo, ou renovar o passaporte, se matricular em universidade e nem regularizar o CPF." Clique aqui para saber se você está na lista de eleitores que precisam regularizar o título.
Biometria
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) já havia atendido 20 mil eleitores para revisão biométrica em Maringá até quarta-feira (24). A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que todos os eleitores brasileiros sejam cadastrados no sistema até as eleições de 2020. Em Maringá e região, 300 mil devem passar pelo processo até outubro.
Como fazer
Após fazer o agendamento, o eleitor deverá comparecer ao Fórum Eleitoral com um documento oficial com foto e filiação, além de um comprovante de residência recente. O Título de Eleitor não é necessário. O eleitor terá todas as digitais das mãos coletadas, além de uma assinatura digital e de uma foto para compor o banco de dados. De acordo com o TRE, o processo tem o objetivo de garantir a segurança e evitar fraudes durante as eleições.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora