Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aviação

Em 10 anos, oito acidentes envolveram aeronaves que chegaram ou partiram do Aeroporto do Bacacheri

Nos últimos 10 anos, foram registrados oito acidentes com aeronaves nas proximidades do Aeroporto do Bacacheri ou envolvendo aeronaves que partiram do local. A Gazeta do Povo fez um levantamento com base nos registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nesta quarta-feira (2), um monomotor de pequeno porte caiu em cima de uma casa na Rua Paulo Ildefonso Assumpção, nas proximidades da Rua Fagundes Varela, no bairro Bacacheri. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião caiu por volta das 9h30, na cabeceira do aeroporto. O piloto Vitor Ascânio Caldonazo, de 68 anos, que era o único ocupante do avião, morreu no local.

2008

9 de outubro - Um avião de pequeno porte, do modelo Bandeirante, perdeu o controle ao pousar no aeroporto do Bacacheri. Ele vinha de Sorocaba, no interior paulista, e, no momento que tocou na pista, derrapou e foi parar na pista lateral. Estavam a bordo apenas o piloto e o co-piloto e nenhum dos dois ficou ferido.

2005

5 de março – Durante a corrida para a decolagem de um avião Beechcraft A-36, com o piloto e dois passageiros a bordo, a porta de acesso à cabine se abriu e o piloto abortou a operação. Ele não conseguiu frear a aeronave, que ultrapassou a pista e colidiu contra o muro do aeródromo. O avião se incendiou. Ninguém se feriu.

6 de maio – Após a partida dos motores de uma aeronave Beechcraft BE, um estagiário da oficina foi remover os calços das rodas quando foi atingido pela hélice. Ele sofreu ferimentos graves. A aeronave não foi danificada e o piloto não se feriu.

2003

20 de junho – Um helicóptero Robinson RH 22 partiu do aeroporto para Balneário Camboriú. Antes de decolar, o piloto solicitou autorização para fazer um pouso ainda na capital, próximo ao Ceasa. Na segunda decolagem, o helicóptero perdeu altura e caiu na Lagoa Areal dos Parolins, onde afundou. Os dois ocupantes sofreram ferimentos leves e a aeronave teve danos graves.

4 de outubro – Uma aeronave Maule M-7-235 partiu do aeroporto com o piloto e três passageiros com destino a Navegantes (SC). O piloto pediu autorização para seguir diretamente para Paranaguá. A manobra foi autorizada, desde que mantidas as condições visuais. A torre de comando perdeu o contato radar com a aeronave 15 minutos depois dessa autorização. Os destroços do avião foram encontrados no dia seguinte na Serra do Mar, em Guaratuba. Todos os ocupantes morreram.

1 de dezembro – Um helicóptero Bell BH-206 B partiu do aeroporto para um sobrevôo por Curitiba. Uma falha no motor obrigou o piloto a fazer uma manobra para um pouso de emergência. Durante a execução, uma linha de alta tensão cortou o cone de cauda, o que desestabilizou a aeronave, que se chocou contra o telhado de um depósito e caiu no chão. Os ocupantes saíram ilesos, mas o helicóptero foi gravemente danificado.

2001

6 de junho – Um táxi aéreo EBM-820 C fazia transporte de malotes de Guarapuava pra a capital. No pouso, no aeroporto do Bacacheri, realizado sob condições meteorológicas adversas, houve perda do controle da aeronave, que colidiu com o muro do aeródromo. Um dos tripulantes sofreu lesões graves e outro tripulante e um passageiro tiveram ferimentos leves. A aeronave ficou seriamente avariada.

2 de dezembro – Uma aeronave 8K CAB partiu para um voo de treinamento de acrobacias, com um piloto e um passageiros. Durante as evoluções, uma pane no motor obrigou o piloto a tentar um pouso forçado. Durante a manobra, a aeronave colidiu com o chão. Os dois ocupantes morreram.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.