Em 11 dias de janeiro, três fugas de presos foram registradas em delegacias do Paraná. Na madrugada de ontem, 11 detentos fugiram da Cadeia Pública de Umuarama, no Noroeste do estado. Por volta das 4 horas, os presos serraram as grades de uma das celas e do teto, desceram por uma corda feita de lençóis amarrados e escaparam pela Avenida Rondônia, próxima ao Centro da cidade.

CARREGANDO :)

"Provavelmente [os presos] fizeram um sistema de revezamento durante toda a madrugada, porque a grade é feita com um aço grosso e difícil de ser serrado", disse o delegado de homicídios de Umuarama, Edgar Dias Santana. "Nossa cadeia está superlotada, parece que vai explodir", disse Santana. A cadeia tem capacidade para 64 presos, mas comportava pelo menos 270.

Na Delegacia de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, 12 presos fugiram na madrugada de segunda-feira. Segundo policiais da Delegacia de Araucária, durante o fim de semana os presos cavaram um buraco que ligou a carceragem ao pátio da delegacia. Depois, eles pularam o muro.

Publicidade

Na madrugada de sábado, presos da cadeia pública de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do estado, fugiram depois de escavar um túnel. Segundo o investigador Ronaldo Ferreira de Souza, policiais de plantão perceberam o movimento e evitaram uma fuga em massa. A cadeia pública de Marechal Rondon foi construída para abrigar 18 presos, mas no momento da fuga havia 104 pessoas no local. O túnel foi escavado no mesmo local por onde, em outubro do ano passado, 13 presos escaparam.