Em 15 dias de fiscalização eletrônica, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) registrou mais de 12,8 mil notificações para motoristas de caminhões que não respeitaram as regras de trânsito na Linha Verde, em Curitiba. Desde o dia 23 de dezembro, os radares estão flagrando os casos de circulação fora do horário permitido e de tráfego em faixas de uso exclusivo para veículos leves. As restrições são parecidas às adotadas na Linha Amarela, via expressa do Rio de Janeiro onde uma passarela foi derrubada por um caminhão que transitava em horário proibido na terça-feira.
Até o dia 7 de janeiro, foram identificadas 12.830 infrações na Linha Verde 11.331 por circulação em faixas proibidas e 1.499 por trânsito fora do horário permitido para caminhões. O motorista notificado pode recorrer da multa, por isso ainda não há uma estimativa de quantas notificações foram revertidas na perda de quatro pontos na carteira e pagamento de R$ 85,13, pena aplicada em caso de infrações como essas.
Desde setembro de 2011, a circulação de veículos pesados com capacidade de carga acima de sete toneladas ou com comprimento maior que sete metros é proibida em duas faixas de horário na Linha Verde. Caminhões desse porte não podem andar pela via nos horários de pico da manhã, entre 7 e 10 horas, e da noite, entre 17 e 20 horas, no trecho compreendido entre o km 120,7 e o km 142,8. Além disso, os caminhões só podem transitar na faixa da direita. Nos trechos de três faixas, é permitido o tráfego pela faixa central para ultrapassagens.
A fiscalização por radares é feita a partir da captação da imagem das placas e o cruzamento de informações com a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Antes da implantação do sistema, quando as notificações ficavam a cargo apenas dos agentes de trânsito, eram registradas, em média, 500 autuações por mês.
De janeiro a setembro de 2013, 4.779 infrações foram constatadas. O levantamento aponta que, no mês de janeiro do ano passado, período em que houve o número máximo de notificações, foram emitidas 819 autuações quase 16 vezes menos que o registrado de dezembro até o início de 2014.
A assessoria da Setran informou que a secretária da pasta, Luiza Simonelli, estaria viajando e não poderia comentar os números. Durante a inauguração das obras da Linha Verde Norte, na tarde de ontem, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) alegou que a fiscalização é rígida, mas que, mesmo assim, os motoristas de caminhão insistem em desrespeitar a sinalização.
"Não é por falta de informação. A Linha Verde é uma linha urbana, não é mais uma rodovia. O tráfego pesado procura desviar do contorno para ganhar tempo e não pagar o pedágio. Só que isso gera um movimento desproporcional e um custo para a cidade. Não é justo danificar uma estrutura que não foi feita para ter uma estrutura de rodovia", disse Fruet.
Ponte Preta
Em Curitiba, o caso mais parecido com o acidente ocorrido na Linha Amarela, no Rio, é o da Ponte Preta, no Centro da capital. Sob ela só podem passar veículos de até 3,6 metros de altura. Sensores implantados em 2009 ajudam os motoristas a desviar, mas nem sempre evitam a colisão. Todo ano algum incidente é registrado.