Quase metade do volume de chuva esperado para o mês de fevereiro em Curitiba caiu em 20 horas, nesta segunda-feira (14). De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, entre a zero hora e as 20 horas desta segunda-feira, o volume de chuva registrado foi de 66,8 mm, o que equivale a 47% do esperado para o mês, que é de 142 mm. Nesta segunda, em apenas uma hora das 14 às 15 horas o volume foi de 40 mm. A forte chuva causou uma série de transtornos no trânsito e alagamentos na capital.
Segundo o meteorologista do Simepar Tarcízio Valentim da Costa, o volume de chuva é aceitável, porque é preciso considerar o fato de que há uma frente fria passando pelo estado. "Essa frente fria se desloca lentamente e amanhã [terça-feira] ainda deve chover, mas com menos intensidade", explica.
A primeira quinzena de fevereiro tem sido bastante chuvosa. A capital já superou em 45% o volume de chuva esperado para o mês. Até as 18 horas desta segunda, o Simepar registrou volumes de chuva de 208,4 mm em suas estações.
Transtornos
A Defesa Civil do município monitorava 69 pontos de alagamento às 21h45, sendo que 22 já haviam sido encerradas e 47 estavam em aberto. A região norte da cidade foi a mais afetada e, segundo o órgão, a maior parte dos pontos de alagamento está concentrada no bairro Pilarzinho.
Ainda segundo a Defesa Civil, há ocorrências nas regionais Boa Vista (especialmente no bairro Pilarzinho, Bracatinga e Vila Leonice), Santa Felicidade, Portão, CIC, Boqueirão, Cajuru e Matriz.
Um muro desabou em uma casa na Rua Desembargador Hugo Simas, próximo a TV Bandeirantes, e há árvores com as raízes aparentes. Também há registros de desabamentos no Abranches e queda de muro no Abranches e Taboão.
No Parque Barigui, as pistas de corrida e bicicleta e as lixeiras estão submersas em alguns pontos, já que o nível do lago subiu. Também houve registros de alagamentos no Campina do Siqueira.
RMC
O Corpo de Bombeiros também atende aos municípios da região metropolitana, como Almirante Tamandaré, Campo Largo e Campo Magro, na região metropolitana. Por volta das 19 horas, havia mais 12 ocorrências em atendimento, sendo que oito são em Almirante Tamandaré.
A cidade apresentava a situação mais crítiva da região. Uma criança morreu em Almirante Tamandaré na tarde desta segunda-feira (14). De acordo com a Defesa Civil do município, uma garota foi levada pela correnteza após deixar o Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) com uma amiga. O corpo da menina foi encontrado próximo ao cruzamento das ruas Araucária e São José dos Pinhais, no bairro Jardim Roma. A enchente afetou a creche Reino Encantado localizada no bairro Parque São Jorge. Segundo a Defesa Civil Estadual, 34 crianças de 0 a 6 anos e oito funcionários ficaram ilhados e foram socorridos de barco. Ninguém ficou ferido.
Trânsito
A Diretoria de Trânsito (Diretran), da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), registrou várias ocorrências de alagamento e manifestações nas vias da capital.
Por volta das 20 horas, havia uma manifestação na Rua Bley Zorning, no cruzamento com o Canal Belém. O tráfego era desviado pelas avenidas Salgado Filho e Marechal Floriano. Também há alagamentos na região do Tingui. Há bloqueios nas ruas Fredolin Wolf com Raposo Tavares e na Manoel Ribas com José Casagrande. Há relatos de que a Rua MBA de Ferrante, que passa dentro do Parque Tingui, está totalmente bloqueada por conta da queda do muro de um dos condomínios da região.
O trânsito na Avenida Cândido Hartmann registra muita lentidão em razão de alagamentos. Durante a tarde, ocorreram casos na Rua Desembargador Westphalen, entre as ruas Almirante Gonçalves e Brasilio Itiberê, no Rebouças; e na Rua José Hauer, entre as ruas Pedro Saturnino e Tales Saldanha, próximo a uma rotatória no bairro Uberaba.
No cruzamento das ruas Carlos Piolli com Ângelo Zeni, no bairro Bom Retiro, há uma manifestação com queima de pneus. Segundo a Diretran, o fogo já havi asido controlado, mas ainda havia sujeira na pista, por volta de 17h30.
Foi afetado pela chuva desta segunda-feira? Deixe seu depoimento.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra
Saiba como votou cada deputado na regulamentação da reforma tributária
Tarcísio anuncia advogado filiado ao PT como novo ouvidor da Segurança Pública em São Paulo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora