A Sanepar pretende usar dois projetos-piloto como modelo para aumentar o número de ligações de esgoto em Curitiba e despoluir os rios da cidade. O trabalho na região Norte da Bacia do Belém e no Rio Tarumã, na altura do Jardim Social, contaram com a participação de associações de moradores e estudantes, que monitoram o despejo de lixo e esgoto em diversos pontos.
Segundo a diretora de Meio Ambiente da Sanepar, Maria Arlete Rosa, cerca de 81% dos moradores da região Norte da Bacia do Belém (que vai da nascente ao Parque São Lourenço) já se ligaram à rede de esgoto. São 43.892 ligações de água e 35.622 ligações de esgoto. "Antes, era um mau cheiro terrível. Agora, a água está chegando quase limpa ao parque", confirma o presidente da Associação dos Moradores e Amigos do São Lourenço, César Paes Leme.
Já na região do Rio Tarumã, são 35.928 ligações de água e 27.164 de esgoto. Segundo a Sanepar, o mínimo desejável é que pelo menos 60% das edificações ligadas à rede de água tenham coleta de esgoto. As demais devem possuir fossas sépticas.
A experiência do Belém e do Tarumã levaram o vereador André Passos (PT) a articular a criação de um movimento de amigos no Rio Formosa, no bairro Fazendinha. "Há algum tempo, recebemos uma denúncia de que um líquido preto era jogado no rio. O rio passa por áreas de ocupação, deve receber a carga de inúmeros esgotos residenciais. E tem o problema dos resíduos industriais, há muitas fábricas e postos de gasolina na região."
Trump suspende ajuda militar dos EUA à Ucrânia após briga com Zelensky
Presidente americano confirma tarifa de 25% para Canadá e México e dobra taxa sobre a China
Café “salgado”: preço mais que dobrou em cinco anos, e vai continuar subindo
Bancada evangélica: derrota de aliado do governo frustra planos do Planalto de aproximação
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora