A falta de conscientização e a insegurança, citadas como os grandes empecilhos para ampliar a prática da carona solidária, podem ser superadas com a ajuda do poder púbico e empresas.

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A dificuldade de divulgação do hábito e de seus benefícios – principalmente o econômico, que mais chama a atenção das pessoas – pode ser contornada facilmente com o uso de ferramentas, como eventos públicos e redes sociais, e a participação da comunidade empresarial para falar sobre o projeto.

O administrador do site Carona Solidária, Carlos Francisco Bitencourt, explica que, num trabalho conjunto entre os órgãos de trânsito municipais, é possível criar estímulos para quem oferece carona, como vagas preferenciais em estacionamentos de rua e de repartições públicas.

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Segurança

Já a segurança pode ser melhor garantida com a criação de pontos de carona, como os existentes na Europa, onde os caroneiros se encontram após combinarem a carona em sites. "Seria um ponto de encontro com acesso restrito e filmado. Tanto quem oferece quanto quem pede uma carona faria um check-in neste local depois de se cadastrar no site", exemplifica.

Outra sugestão de Bitencourt é para que haja mais incentivo às empresas que apoiarem a carona solidária entre seus colaboradores. O Carona Solidária, com sede em Marília (SP), e que atua gratuitamente em todo o país, começou a elaborar relatórios para empresas que indicam a quantidade de gases poluentes que ela deixa de emitir com a prática. Com base nisso, a ideia é que as empresas consigam isenções fiscais.