Amarildo de Lima, supervisor da agência central dos Correios de Curitiba: 10% dos 4 mil documentos encontrados mensalmente são retirados| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

Tudo novo

Saiba como encaminhar novos documentos:

RG

- Onde ir: postos de identificação da Polícia Civil

- O que levar: certidão de nascimento ou casamento e, nos postos não informatizados, duas fotos 3x4. Custo: R$ 20,37

- Informações: www.ii.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3883-8150

CPF

- Onde ir: agências da Receita Federal, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios

- O que levar: certidão de nascimento. Custo: R$ 5

- Informações: www.receita.fazenda.gov.br e (41) 3314-4730

Habilitação

- Onde ir: nas unidades do Detran ou pela internet

- O que levar: documento oficial com foto. Custo: R$ 57,60

- Informações: www.detran.pr.gov.br ou pelo telefone 0800-643-7373

Documentos do veículo

- Onde ir: unidades do Detran

- O que levar: no caso do CRV, RG, CPF e comprovante de residência; o CRLV pode ser solicitado via internet. Custo: R$ 86,91 para CRV e R$ 58,15 para CLRV

- Informações: www.detran.pr.gov.br ou pelo telefone 0800-643-7373

Carteira de trabalho

- Onde ir: delegacias do Ministério do Trabalho

- O que levar: boletim de ocorrência, foto 3x4, certidão de nascimento ou RG, documento que comprove o número da carteira de trabalho anterior (como extrato do FGTS. Custo: gratuito

- Informações: http://portal.mte.gov.br/ctps ou pelo telefone (41) 3901-7508

Passaporte

- Onde ir: delegacias da Polícia Federal

- O que levar: boletim de ocorrência, documento de identidade, CPF, título de eleitor, documento militar. Custo: R$ 156,07

- Informações: www.dpf.gov.br/servicos/passaporte ou pelo telefone 194

Documento de serviço militar

- Onde ir: Juntas do Serviço Militar

- O que levar: RG, comprovante de residência (ambos com cópia) e foto 3x4. Custo: R$ 7,56

- Informações: www.exercito.gov.br ou (41) 3218-2411

Título de eleitor

- Onde ir: cartórios eleitorais

- O que levar: documento de identificação e comprovante de residência. Custo: gratuito

- Informações: www.tre-pr.jus.br ou pelos telefones (41) 3330-8674 e (41) 3330-8673.

CARREGANDO :)

Pode ser em uma simples caminhada pela rua, em um evento movimentado ou durante as compras. Basta um descuido para ter uma surpresa nada agradável: seus documentos pessoais sumiram. Seja por desatenção ou pela ação de marginais, a per­da de documentos é tão frequente que já levou neste ano 55 mil paranaenses às delegacias de polícia. Para evitar o uso indevido do nome, que pode causar prejuízos financeiros, é necessário que a vítima reserve tempo para tentar recuperar a documentação perdida e adote alguns procedimentos.

O primeiro passo para quem teve seus documentos pessoais furtados, roubados ou extraviados é fazer o Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer delegacia. Em caso de extravio, o registro pode ser feito pela internet, no site da Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.pr.gov.br). Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, desde que o sistema foi implantado, em setembro do ano passado, foram feitos 85 mil pedidos de BO por extravio. Desses, metade não resultou em boletins por erro no preenchimento do pedido.

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De acordo com a Polícia Civil, o boletim de ocorrência é necessário para proteger o cidadão de possíveis fraudes e também porque ele é exigido na emissão da segunda via de alguns documentos, como a carteira de trabalho e o passaporte. Outra recomendação, para­ evitar o uso indevido do nome no comércio, é, de posse do BO, registrar a ocorrência no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e no Serasa.

Quem já passou pela experiência de ter seus documentos perdidos reconhece que tais cuidados são fundamentais. O estudante José Valili estava em uma casa noturna quando perdeu a carteira com documentos pessoais, cartões bancários e dinheiro. Apesar de não encontrar maiores dificuldades e não ter sofrido prejuízos, a situação lhe tomou algum tempo, visto que não conseguiu cancelar os cartões por telefone ou fazer um novo CPF pela internet. "Sempre ando com apenas um documento de identidade e o cartão. Justamente naquele dia resolvi levar toda a carteira", lamenta.

Recuperação

Antes de partir para a con­fecção de novos documentos, é bom averiguar a possibilidade de recuperar aqueles que foram perdidos. Os Correios oferecem um serviço de coleta e armazenamento de documentos extraviados. Quem os encontra pode levá-los a qualquer agência ou depositar em uma caixa de correio. Em Curitiba, o material coletado fica em uma sala na agência da Rua Marechal Deodoro, na região central. Em média, 4 mil documentos chegam por mês ao local, dos quais apenas 10% acabam sendo retirados.

"Se não forem retirados em 60 dias, os documentos encontrados são devolvidos aos órgãos responsáveis", explica o supervisor de atendimento da agência, Amarildo Ramos de Lima. A consulta pode ser feita pela internet, na página dos Correios (www.correios.com.br), pelo telefone (41) 3003-0100 ou na própria agência. Outros órgãos que oferecem a consulta são o Ins­tituto de Identificação do Paraná (documentos de identidade) e o Ministério do Trabalho (carteiras de tra­balho).

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Procedimento

Cartões e talões devem ser cancelados imediatamente

Se a perda dos documentos pessoais já é motivo de preocupação, o temor é redobrado quando envolve o sumiço de cartões bancários, de crédito ou talões de cheque. Nas mãos de pessoas mal-intencionadas, eles podem virar motivo de dor de cabeça e prejuízo no bolso. Nesses casos, o fundamental é entrar em contato o mais rapidamente possível com as instituições bancárias, solicitando o devido cancelamento.

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) alerta que, quando o consumidor deixa de comunicar a central de atendimento, pode ser responsabilizado pelo uso indevido do cartão, tendo de arcar com as despesas. A entidade recomenda ainda que, além de pedir o cancelamento, se verifique com a central de atendimento do banco emissor a possibilidade de reposição emergencial do cartão. Em alguns casos, isso pode ser feito por meio de um cartão provisório ou em dinheiro.

O Procon recomenda que, ao fazer o pedido de cancelamento, a pessoa anote o número de protocolo, data, horário e nome de quem efetuou o atendimento. Isso possibilitará que o consumidor comprove a solicitação, caso venha a ser necessário.

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Internet

Nos dias posteriores ao desaparecimento dos documentos é possível consultar pela rede se eles já foram encontrados:

Instituto de Identificação

Os documentos encontrados em Curitiba ficam disponíveis por 60 dias. Caso não sejam reclamados, após esse período os papéis são incinerados.

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Site: www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/modules/carteiras/conCarteira.php?conteudo=14

Correios

Verifique primeiramente se seu nome consta na relação de achados e perdidos dos Correios. Se constar, anote os dados da agência onde estão seus documentos e vá até a unidade para fazer a retirada.

Site: www.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/default.cfm

Ministério do Trabalho

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Consulte as Carteiras de Trabalho e Previdência Social recuperadas que constam no sistema do Ministério do Trabalho e Emprego.

Site: http://portal.mte.gov.br/ctps/ctps-recuperadas.htm

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Dor de cabeça

Você já teve documentos extraviados e conseguiu recuperá-los?

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As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.