Tudo novo
Saiba como encaminhar novos documentos:
RG
- Onde ir: postos de identificação da Polícia Civil
- O que levar: certidão de nascimento ou casamento e, nos postos não informatizados, duas fotos 3x4. Custo: R$ 20,37
- Informações: www.ii.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3883-8150
CPF
- Onde ir: agências da Receita Federal, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios
- O que levar: certidão de nascimento. Custo: R$ 5
- Informações: www.receita.fazenda.gov.br e (41) 3314-4730
Habilitação
- Onde ir: nas unidades do Detran ou pela internet
- O que levar: documento oficial com foto. Custo: R$ 57,60
- Informações: www.detran.pr.gov.br ou pelo telefone 0800-643-7373
Documentos do veículo
- Onde ir: unidades do Detran
- O que levar: no caso do CRV, RG, CPF e comprovante de residência; o CRLV pode ser solicitado via internet. Custo: R$ 86,91 para CRV e R$ 58,15 para CLRV
- Informações: www.detran.pr.gov.br ou pelo telefone 0800-643-7373
Carteira de trabalho
- Onde ir: delegacias do Ministério do Trabalho
- O que levar: boletim de ocorrência, foto 3x4, certidão de nascimento ou RG, documento que comprove o número da carteira de trabalho anterior (como extrato do FGTS. Custo: gratuito
- Informações: http://portal.mte.gov.br/ctps ou pelo telefone (41) 3901-7508
Passaporte
- Onde ir: delegacias da Polícia Federal
- O que levar: boletim de ocorrência, documento de identidade, CPF, título de eleitor, documento militar. Custo: R$ 156,07
- Informações: www.dpf.gov.br/servicos/passaporte ou pelo telefone 194
Documento de serviço militar
- Onde ir: Juntas do Serviço Militar
- O que levar: RG, comprovante de residência (ambos com cópia) e foto 3x4. Custo: R$ 7,56
- Informações: www.exercito.gov.br ou (41) 3218-2411
Título de eleitor
- Onde ir: cartórios eleitorais
- O que levar: documento de identificação e comprovante de residência. Custo: gratuito
- Informações: www.tre-pr.jus.br ou pelos telefones (41) 3330-8674 e (41) 3330-8673.
Pode ser em uma simples caminhada pela rua, em um evento movimentado ou durante as compras. Basta um descuido para ter uma surpresa nada agradável: seus documentos pessoais sumiram. Seja por desatenção ou pela ação de marginais, a perda de documentos é tão frequente que já levou neste ano 55 mil paranaenses às delegacias de polícia. Para evitar o uso indevido do nome, que pode causar prejuízos financeiros, é necessário que a vítima reserve tempo para tentar recuperar a documentação perdida e adote alguns procedimentos.
O primeiro passo para quem teve seus documentos pessoais furtados, roubados ou extraviados é fazer o Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer delegacia. Em caso de extravio, o registro pode ser feito pela internet, no site da Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.pr.gov.br). Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, desde que o sistema foi implantado, em setembro do ano passado, foram feitos 85 mil pedidos de BO por extravio. Desses, metade não resultou em boletins por erro no preenchimento do pedido.
De acordo com a Polícia Civil, o boletim de ocorrência é necessário para proteger o cidadão de possíveis fraudes e também porque ele é exigido na emissão da segunda via de alguns documentos, como a carteira de trabalho e o passaporte. Outra recomendação, para evitar o uso indevido do nome no comércio, é, de posse do BO, registrar a ocorrência no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e no Serasa.
Quem já passou pela experiência de ter seus documentos perdidos reconhece que tais cuidados são fundamentais. O estudante José Valili estava em uma casa noturna quando perdeu a carteira com documentos pessoais, cartões bancários e dinheiro. Apesar de não encontrar maiores dificuldades e não ter sofrido prejuízos, a situação lhe tomou algum tempo, visto que não conseguiu cancelar os cartões por telefone ou fazer um novo CPF pela internet. "Sempre ando com apenas um documento de identidade e o cartão. Justamente naquele dia resolvi levar toda a carteira", lamenta.
Recuperação
Antes de partir para a confecção de novos documentos, é bom averiguar a possibilidade de recuperar aqueles que foram perdidos. Os Correios oferecem um serviço de coleta e armazenamento de documentos extraviados. Quem os encontra pode levá-los a qualquer agência ou depositar em uma caixa de correio. Em Curitiba, o material coletado fica em uma sala na agência da Rua Marechal Deodoro, na região central. Em média, 4 mil documentos chegam por mês ao local, dos quais apenas 10% acabam sendo retirados.
"Se não forem retirados em 60 dias, os documentos encontrados são devolvidos aos órgãos responsáveis", explica o supervisor de atendimento da agência, Amarildo Ramos de Lima. A consulta pode ser feita pela internet, na página dos Correios (www.correios.com.br), pelo telefone (41) 3003-0100 ou na própria agência. Outros órgãos que oferecem a consulta são o Instituto de Identificação do Paraná (documentos de identidade) e o Ministério do Trabalho (carteiras de trabalho).
Procedimento
Cartões e talões devem ser cancelados imediatamente
Se a perda dos documentos pessoais já é motivo de preocupação, o temor é redobrado quando envolve o sumiço de cartões bancários, de crédito ou talões de cheque. Nas mãos de pessoas mal-intencionadas, eles podem virar motivo de dor de cabeça e prejuízo no bolso. Nesses casos, o fundamental é entrar em contato o mais rapidamente possível com as instituições bancárias, solicitando o devido cancelamento.
A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) alerta que, quando o consumidor deixa de comunicar a central de atendimento, pode ser responsabilizado pelo uso indevido do cartão, tendo de arcar com as despesas. A entidade recomenda ainda que, além de pedir o cancelamento, se verifique com a central de atendimento do banco emissor a possibilidade de reposição emergencial do cartão. Em alguns casos, isso pode ser feito por meio de um cartão provisório ou em dinheiro.
O Procon recomenda que, ao fazer o pedido de cancelamento, a pessoa anote o número de protocolo, data, horário e nome de quem efetuou o atendimento. Isso possibilitará que o consumidor comprove a solicitação, caso venha a ser necessário.
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Internet
Nos dias posteriores ao desaparecimento dos documentos é possível consultar pela rede se eles já foram encontrados:
Instituto de Identificação
Os documentos encontrados em Curitiba ficam disponíveis por 60 dias. Caso não sejam reclamados, após esse período os papéis são incinerados.
Site: www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/modules/carteiras/conCarteira.php?conteudo=14
Correios
Verifique primeiramente se seu nome consta na relação de achados e perdidos dos Correios. Se constar, anote os dados da agência onde estão seus documentos e vá até a unidade para fazer a retirada.
Site: www.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/default.cfm
Ministério do Trabalho
Consulte as Carteiras de Trabalho e Previdência Social recuperadas que constam no sistema do Ministério do Trabalho e Emprego.
Site: http://portal.mte.gov.br/ctps/ctps-recuperadas.htm
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Dor de cabeça
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