Dicas
Quem pretende viajar para o exterior costuma se preocupar com passagens e vistos e esquece de conferir seu passaporte. Veja dicas para que a falta desse documento não estrague suas férias:
Programe-se
- O mais importante é se programar. Se há em vista alguma possibilidade de viagem ao exterior, para lazer, estudo ou trabalho, verifique já a situação do documento. Se ele estiver vencido, procure fazer o outro com antecedência, mesmo que a viagem ainda não esteja certa.
Monitore o sistema
- Às vezes, alguns horários acabam ficando vagos por causa de pessoas que não pagaram o boleto ou que conseguiram juntar horários da família. Monitore o sistema regularmente para tentar achar vagas abertas em datas mais próximas.
Outras cidades
- Uma possibilidade é procurar o agendamento em outras cidades em que a espera esteja menor, como Paranaguá ou Ponta Grossa. Tente marcar a família para uma mesma data ou horário, diminuindo a necessidade de deslocamento
Urgências
- Para quem tem de retirar o passaporte urgentemente, uma maneira é tentar um horário de encaixe. Antes das 7 horas da manhã, algumas pessoas são atendidas por ordem de chegada. Os motivos de urgência aceitos são saúde, com laudo médico, trabalho, com carta do empregador, ou estudo, com carta da escola que vai receber o aluno. Por motivos de lazer o interessado também pode ser atendido, mas somente com passagem comprada e 15 dias antes da data da viagem. Quem chegar depois das 7 horas deve agendar ou voltar outro dia.
Férias muitas vezes são sinônimo de viagem. Entretanto, para quem mora em Curitiba e não tem passaporte ou está com o documento vencido, a notícia não é nada boa: o agendamento para a regularização desse documento tem horário apenas em janeiro de 2012, o que pode atrasar ou até cancelar a programação de férias. Para driblar a demora e realizar a esperada viagem ao exterior, os viajantes têm de buscar alternativas.A fisioterapeuta Ana Maria Siqueira sofreu com a falta de horários em junho. Ela e a família iam viajar para os Estados Unidos, mas os passaportes dela e da filha estavam para vencer. Com a grande fila em Curitiba, Ana Maria decidiu agendar a retirada do documento em Paranaguá. "Nós precisávamos viajar e a o agendamento em Curitiba era só para dali a dois meses. Disseram-nos que em Paranaguá era mais simples e fomos para lá", lembra. Em seis dias o prazo de entrega do passaporte em todas as cidades , Ana Maria já estava com os documentos em mãos.
Falta de programação
De acordo com André Ramos, um dos responsáveis pelo Núcleo de Emissão de Passaporte da Polícia Federal em Curitiba, a falta de programação de quem quer viajar é a maior causa de problemas. Além disso, muitos esquecem de apresentar alguns documentos necessários para a retirada do passaporte. "A certidão de casamento, por exemplo, vale independentemente da atual situação civil do viajante. Com a falta da documentação, não há como enviar os dados. Outro problema é a falta de pontualidade: alguns chegam atrasados para o horário agendado e precisam reagendar", assinala Ramos.
Pessoas que precisam viajar por motivos de saúde, trabalho ou estudo podem conseguir atendimento sem agendar. São os horários de encaixe, feitos para quem chega antes das 7 horas da manhã. Mas, mesmo com essa possibilidade, casos de pessoas que vão viajar no dia seguinte e ainda não pediram seu passaporte existem em grande quantidade. "Se a pessoa tem motivos e comprovantes desses motivos , é possível pedir a retirada do passaporte com urgência. Entretanto, em um dia é impossível atender à solicitação", conta Ramos.
A comerciante Ciriane Carvalho Rossini se programou e decidiu enfrentar a fila. Ela fez seu agendamento em outubro, mas apenas encontrou vagas para janeiro. "Eu acho absurdo a demora, mas tenho a sorte de poder esperar. Como viajo muito, sempre mantenho meu passaporte atualizado", afirma.
Ramos considera que atitudes com a de Ciriane são as corretas. "Se há a possibilidade de você viajar, mesmo que não tenha certeza, deixe seu passaporte em dia para não enfrentar dificuldades ou perder a viagem", destaca.
Um alerta feito por Ramos é para pessoas que pagam a outros para agendar com mais facilidade. "Nós não temos contrato com despachante, o que essas pessoas fazem é monitorar o site ou marcar para outras cidades. Se a pessoa precisa com urgência, ela deve nos procurar nos horários de encaixe ou ligar no 194", explica.
Serviço:
Agendamentos pelo site www.dpf.gov.br. Informações pelo telefone 194 ou na Superintendência da Polícia Federal.
* * * * *
Interatividade
Você passou por apuros na hora de tirar ou renovar o passaporte?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião