No mesmo dia em que o ex-integrante do grupo Polegar Rafael Ilha foi transferido da carceragem da Polícia Federal para a Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEF I), coincidentemente um motim foi deflagrado na unidade. Apesar da confusão, o traslado de Rafael foi feito horas antes do ocorrido, sem nenhum incidente.
Rafael Ilha passou a noite na carceragem da PF em Foz do Iguaçu, após ter sido preso em flagrante na aduana brasileira com armas. O ex-Polegar e a esposa estavamna cabeceira da Ponte da Amizade entre Foz do Iguaçu (PR) na segunda-feira (21). O casal voltava de Ciudad del Este (Paraguai) e tentava entrar no Brasil com uma arma calibre 12 e 50 munições, além de uma máquina de choque. A arma estava desmontada e enrolada em cobertores dentro de uma sacola carregada por sua esposa, que seguia num moto-taxi. Após abordagem, Rafael assumiu a posse da mercadoria. Os dois foram presos e levados à PF.
Na manhã de hoje, a esposa do ex-cantor foi encaminhada à Cadeia Pública Feminina, dentro do complexo da Cadeia Pública Laudemir Neves, também em Foz. Até a transferência, nenhum advogado representava o casal. Os dois foram indiciados por tráfico internacional de armas e podem pegar de quatro a oito anos de prisão.
Passeio
Antes de praticar o ato ilícito, o casal passeou pela cidade de Foz do Iguaçu e foi visto numa loja de departamentos da cidade, onde o ex-cantor renovou cadastro e comprou algumas peças de roupas para ele e para a esposa. De acordo com uma atendente da loja, ele teria dito que estava na cidade a passeio e permaneceria por quatro dias na fronteira. "Ele disse que ia fazer umas compras, o que não deixou de ser verdade", disse. Reconhecido na loja, ele destacou que trabalhava no programa "A tarde é sua!", na RedeTV, comandado por Sônia Abrãao. A jornalista é responsável pela biografia do ex-cantor, ainda sem data para lançamento. Histórico
Sucesso no fim dos anos 80, o grupo Polegar ganhou projeção ao lançar hits como "Dá pra mim". Rafael, o mais novo dos integrantes, deixou o grupo em 91, e desde então colecionou passagens pela polícia e escândalos envolvendo desde assaltos, uso de drogas, porte de armas, direção perigosa e até acusações por sequestro. Em 2009. o ex-cantor tentou suicídio, e em 2013 envolveu-se num acidente de motocicleta.