Dezesseis pessoas foram presas em Curitiba, entre a terça-feira (17) e a quarta-feira (18), em três operações policiais. Segundo as investigações, os detidos teriam envolvimento com o tráfico de drogas. Entre os presos está um jogador profissional de futebol que tinha residência em Curitiba, mas atuava em um time do interior de São Paulo. A maior ação foi desencadeada por policiais do 10º Distrito Policial de Curitiba, localizado no Sítio Cercado. Foram presas 12 pessoas e um adolescente foi apreendido. De acordo com o delegado Francisco Alberto Caricati, as investigações começaram há dois meses e as prisões ocorreram nesta semana.
Todos os detidos têm envolvimento com o tráfico de drogas e outros crimes que ocorriam nas regiões do Sítio Cercado, Pinheirinho e Ganchinho. O delegado ressalta que eles não fazem parte de uma quadrilha, já que não trabalhavam juntos e participavam de vários núcleos de traficantes.
Com o jogador, a polícia teria apreendido 70 papelotes de cocaína. A droga estava escondida em uma mochila na casa da família dele. Para a polícia, ele contou que a cocaína seria do irmão dele, mas o delegado contou que a investigação já apontava o envolvimento do jogador. Outro detido, mantinha no bairro Pinheirinho uma espécie de "Disque Drogas". "Os usuários ligavam para esta pessoa e a droga era entregue diretamente na casa dela", contou o delegado.
Na terça-feira, dois homens foram presos por agentes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) no Diadema, na Cidade Industrial de Curitiba. Um deles já era condenado pela Justiça por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e cumpria pena em regime aberto.
Outros dois homens foram detidos no início da tarde desta quarta-feira (18) por policiais do serviço reservado da Polícia Militar. Eles seriam de Santa Catarina e foram flagrados com meio quilo de crack dentro de um carro na CIC. Os dois estão detidos no 11º Distrito Policial.
Apreensões
Nas três ações policiais foram apreendidos mais de 10 quilos de drogas (5 quilos de maconha, 3,2 quilos de cocaína, 2 quilos de crack). Com os acusados foram encontrados coletes a prova de bala e uma pistola de uso restrito da polícia, além de muita munição. A polícia apreendeu, ainda, balanças de precisão, radiocomunicadores, relógios, R$ 3,6 mil em dinheiro e recuperou um carro roubado.