• Carregando...

Três toneladas de maconha foram retiradas de circulação pela Polícia Militar (PM) na região Oeste do Paraná por meio da Operação Fronteira, realizada ao longo dos últimos 60 dias. Segundo o relatório final dos trabalhos, divulgado nesta quinta-feira (27), também foram apreendidas 269 armas de fogo e 262 pessoas foram presas. O subcomandante-geral da PM, coronel César Alberto de Souza, classificou a operação como "um sucesso" e disse que a força-tarefa ajudou a garantir a segurança da região fronteiriça.

Os policiais também apreenderam 61 adolescentes suspeitos de atos infracionais e 164 veículos em situação irregular. A operação também terminou com a retenção de 28 mil pedras de crack, de 6,3 mil munições e de 27 simulacros de armas de fogo (armas falsas). De acordo com o balanço da PM, em dois meses, 71 mil pessoas e 39,7 mil veículos foram abordados.

Para o coronel César, a redução do número de homicídios registrada na região de fronteira está diretamente relacionada à operação. Segundo a PM, no primeiro trimestre deste ano, ocorreram 56 homicídios. No segundo trimestre, foram 48 assassinatos, e 34 mortes no terceiro trimestre.

A PM também apreendeu drogas sintéticas. Segundo o balanço da operação, foram recolhidos 288 frascos de lança-perfume, 1,3 quilos de cocaína e 14,2 mil porções de outras drogas. Os policiais atenderam ainda 116 ocorrências de flagrantes. Foram lavrados 64 termos circunstanciados e 261 objetos diversos foram apreendidos.

A operação foi iniciada junto com a inauguração do Batalhão da Fronteira da Polícia Militar, no dia 25 de julho. Foram feitas abordagens nas estradas da região Oeste do estado, entre Foz do Iguaçu e Guaíra, conforme o coronel.

Com o fim desta etapa, a PM se prepara para realizar uma nova fase da operação. "Agora vamos consolidar também as divisas adjacentes, evitando que os marginais entrem por outros estados e depois venham para o estado do Paraná", explicou o coronel. A segunda fase da operação deve contar com um reforço de um serviço de inteligência exclusivo do batalhão.

O coronel também pede a colaboração da população para fazer denúncias. "Nós dependemos dessas denúncias pelo telefone 181, que informem onde há pessoas armadas ou em posse de drogas", disse Souza.

Dez toneladas

Desde o início do ano, foram apreendidas dez toneladas de drogas na fronteira. Dessa quantia, 9,8 toneladas eram de maconha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]