Os moradores de Entre Rios, distrito de Guarapuava, na região central do estado, passaram parte desta terça-feira (16) limpando o estrago causado pelo temporal de granizo que caiu na cidade na segunda-feira (15). Nem o sol forte desta tarde derreteu o gelo que se acumulou em nas estradas e quintais do distrito. Além do prejuízo nos campos de cevada e trigo, havia bastante trabalho nas casas para recuperar o que foi atingido.
A professora Kátia Silveri conta que apenas os eletrodomésticos não foram molhados, porque houve um cuidado especial com eles. No Hospital Semmelweiss, que ficou alagado, equipamentos estragaram e todos os pacientes foram transferidos. Nesta terça, apenas os casos de emergência foram atendidos. Eduardo Potulski, coordenador do hospital, conta que ainda é preciso arrumar coisas no hospital para que eles possam receber pacientes na quarta-feira (17).
A creche do distrito, que atende a 90 crianças, teve bastante estragos. O gelo que se acumulou na laje causou infiltrações e rachaduras. As salas ficaram alagadas e a água soltou o piso em varias partes. A cobertura inteira precisa ser trocada. Até sexta-feira (19) as famílias devem ser informadas da retomada das aulas.
A chuva que começou no fim da tarde desta segunda durou pouco mais de 20 minutos e deixou as casas e ruas cheias de granizo.