• Carregando...

Altônia – Uma vaca girolanda está entre as principais atrações dos últimos dias em Altônia (Noroeste do estado). O animal pariu três bezerras, de uma só vez, um fato raro com a ovulação espontânea, segundo o professor do curso de medicina veterinária da Universidade Paranaense (Unipar), Celso Gontijo Cunha, em Umuarama. As bezerras passam bem, mas a mãe delas adoeceu depois do parto, está sendo medicada, mas não consegue mais ficar em pé. As bezerras estão sendo alimentadas com a utilização de outras vacas da chácara, que fica a três quilômetros da cidade.

A dona dos animais, Valdegiza Josefa de Souza, disse que não percebeu nenhuma alteração durante o período em que a vaca estava prenha. "Aparentava que seria apenas um bezerro", disse. Ela não soube informar a idade nem a quantidade de vezes em que a vaca pariu, mas adiantou que não é um animal novo e a cobertura foi feita por um touro da raça tabapuã.

Dona Maria do Hotel, como é mais conhecida a proprietária do animal, informou que se assustou quando viu que estava nascendo mais de um animal e foi necessário chamar um veterinário. Cada bezerra nasceu com média de 20 quilos. O veterinário Gilbert Albano da Silva disse que em 15 anos de profissão esse foi o primeiro caso, presenciado por ele, de trigêmeos em bovinos.

Segundo o professor Gontijo, é comum encontrar a geração de vários filhotes quando a ovulação é estimulada com hormônios, uma técnica utilizada, na maioria das vezes, em animais que geram óvulos para a transferência de embriões. Mas fora da inseminação artificial é difícil encontrar casos semelhantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]