Quais substâncias podem ser usadas para adulterar o leite?
Soro de queijo e água (aumentar o volume), água oxigenada (matar as bactérias), soda cáustica (equilibrar o pH), antibiótico (não tem função) e açúcar (equilibrar o pH).
Quais lotes foram adulterados?
Os produtos contaminados foram fornecidos pelas cooperativas Casmil (Agropecuária do Sudoeste Mineiro) e Copervale (Produtores de Leite do Vale do Rio Grande), localizadas em Minas Gerais e fornecedoras das empresas Centenário, Calu e Parmalat. A Anvisa interditou nove lotes de leite de caixinha (três deles, da Parmalat, já estavam com a data de validade vencida).
O que faço se achar que um leite pode ter sido adulterado?
Caso perceba qualquer alteração, comunique o Ministério da Agricultura pelo telefone 0800-704-1995.
Como saber quem vende leite fora do padrão?
O Ministério da Agricultura está analisando todas as marcas de leite vendidas no país. O consumidor deve continuar comprando leite da marca em que confia e em estabelecimentos conhecidos.
Derivados do leite são mais seguros?
Não. Se os derivados como leite em pó, leite de saquinho, requeijão, queijos etc. tiverem sido produzidos com leite contaminado, também apresentarão má qualidade.
Que males podem provocar o leite adulterado?
Não há graves riscos à saúde porque as substâncias usadas para adulterar o leite foram colocadas em pequenas quantidades. A soda cáustica, por exemplo, quando entra em contato com o ácido produzido pelas bactérias do leite, vira água e sal. Mas pessoas mais sensíveis podem sentir alguns sintomas como intoxicações leves, náuseas e vômitos.
Como saber se o leite é de boa qualidade?
A cor dele deve ser branca, sem tons amarelados. Ele não deve ter nenhum tipo de cheiro e o sabor deve ser levemente adocicado e não pode estar rançoso.
É possível detectar o leite de boa qualidade?
Leve ao fogo uma panela com leite. Quando começar a aquecer, sinta se está sendo liberado algum odor. O correto é que não haja nenhum cheiro.