Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná

Em greve, servidores da socioeducação paralisam serviços no PR

Os servidores da socioeducação do Paraná declararam greve nas 18 unidades de ressocialização de adolescentes no estado, mas a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds) não reconhece a paralisação. Conforme informações do sindicato representante da categoria, 1,3 mil servidores cumprem apenas os serviços básicos – segurança, saúde, justiça e alimentação – dos educandários para os quais são encaminhados os adolescentes em conflito com a lei.

A pauta de reivindicação dos servidores é extensa, com o pedido da inclusão de um plano de carreira, reajuste de 15% nas remunerações, seguro de vida, seguro da frota de veículos, auxílios transporte e alimentação, realização de concurso público e mudança nos horários das escalas. Os agentes reclamam ainda por maior segurança nas unidades de internação e falta de policiamento para fazer escoltas de internos e revistas em visitantes.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Socioeducação do Paraná (Sindsec-PR), Mauro Cesar Monteiro, alega que não tem estatísticas dos casos de violência, mas alerta que já ocorreram mortes e conflitos graves nos centros de reabilitação nesse ano. "Infelizmente, a secretaria não nos procurou, mas para que uma categoria tenha a coragem de parar o estado inteiro é porque chegou em um ponto insustentável", justifica.

A Seds, em nota, declara que já foi "comunicada sobre a intenção de greve dos educadores sociais e que está preparando ação judicial para assegurar a manutenção do funcionamento das unidades." Por meio da Coordenação de Medidas Socioeducativas do Estado o governo disse que já tomou "todas as providências cabíveis para garantir a integridade física dos adolescentes atendidos".

Sobre o atendimento dos pontos reivindicados pelo movimento grevista, a nota aponta para a autorização do governo do estado de um reajuste de 15% nos salários dos servidores a ser concedido em três parcelas mensais – 5% de cada vez. O estado se defende ainda dizendo que no último dia 17 a Secretaria anunciou a contratação de mais 411 servidores para complementar o quadro funcional da categoria.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.