Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral

Em Guaratuba, carteiras de trabalho não são emitidas há seis meses

Moradores de Guaratuba, no litoral do estado, não conseguem fazer a carteira de trabalho na cidade há seis meses. Desde abril a agência não registra um novo pedido pelo documento, quando ainda ocorria a greve dos servidores em Curitiba, que durou quase seis meses. Depois desse período, os funcionários da agência alegam que o sistema de emissão do documento mudou. Enquanto isso, de acordo com o telejornal ParanáTV, da RPCTV, os moradores que precisam da carteira de trabalho precisam ir até Garuva, em Santa Catarina, para fazer o documento.

Na Agência do Trabalhador de Guaratuba só estão sendo recebidos candidatos a vagas e pedidos do seguro desemprego. Quando os servidores voltaram da greve, há pouco mais de um mês, comunicaram que o sistema para emissão havia mudado e que era preciso um novo equipamento. A agência já tem o computador, mas os funcionários ainda aguardam a chegada de uma câmera digital. As imagens seriam mandadas diretamente para Curitiba, onde são confeccionadas as carteiras.

Sem conseguir fazer o documento, a viagem para Garuva foi a solução encontrada por duas estudantes que desejam trabalhar ainda neste fim de ano. Janine Mazaneck conta que elas estavam tentando fazer o documento desde o começo do ano e preferiram ir para a cidade vizinha para não ficar sem a carteira. No posto de Garuva, quase metade dos documentos é de paranaenses. A funcionária Cristiane Meier conta que os servidores de Santa Catarina não fizeram greve e diz que lá não é preciso equipamentos modernos. Os profissionais que têm interesse em fazer a carteira devem levar as fotos para o documento, já que o serviço manual funciona normalmente.

A Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Paraná diz que a situação de Guaratuba é uma surpresa. Segundo a chefe do setor de registro e identificação, o uso das câmeras foi uma sugestão para agilizar o trabalho e não uma exigência, tanto que outras cidades paranaenses, como Matinhos, não têm o equipamento e continuam confeccionando os documentos normalmente. A superintendência informou ainda que vai nesta semana a agência de Guaratuba verificar e resolver o problema.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.