Do lado catarinense, na cidade irmã Porto União, é a festa julina que tem mais força. A Festa da Fogueira é tradicional no Bairro São Pedro há 80 anos, e é realizada pela Paróquia São Pedro e São Paulo. Nesta edição, a intenção é trazer mais de 20 mil visitantes para os três dias de evento, que começa com a fogueira menor no dia 4 de julho.
Funciona assim: a fogueira maior é a primeira a ser montada, leva três semanas e quem monta faz trabalho voluntário. A madeira é de reflorestamento, plantado pela própria Paróquia. O tamanho dela chega a 35 metros e será acesa no sábado, 11 de julho.
Já a fogueira menor é a segunda a ser montada, e o tempo de trabalho dura apenas uma tarde, não precisa de muita gente e a estrutura se comparada com a da irmã “mais velha”. Ela é a primeira a ser acesa, numa ação de boas-vindas às festividades na Festa do Padroeiro – uma homenagem a São Pedro e São Paulo. A data para a festa da fogueira menor é no sábado, 4 de julho.
Nos três dias de festa, 4, 11 e 12, comida, dança e bingo é que não vão faltar. Mas, a novidade para este ano são as celebrações. No sábado da fogueira menor, haverá missa antes do início do evento. Entre o dia 2 e 10 de julho, ocorrem as missas da novena de nove dias. A celebração começa às 19 horas, na igreja de São Pedro e São Paulo.
Mais informações pelo telefone (42) 35225083 ou na página da Fogueira São Pedro no Facebook. A Paróquia fica na rua Luiz Mello, e toda a festividade acontece no pavilhão da igreja, que fica logo ao lado da estrutura da fogueira que será acesa em julho.