Números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o perfil do eleitorado brasileiro, atualizados neste mês, mostram que metade dos londrinenses aptos a votar nas eleições de outubro não passou do primeiro grau. Ainda assim, o nível de escolaridade do eleitorado da cidade é melhor do que a média do Paraná, que, por sua vez, supera a média nacional.
A estatística aponta que, somados, os eleitores londrinenses que declararam como escolaridade o primeiro grau completo ou incompleto e que apenas sabem ler e escrever representam 48,23% dos londrinenses aptos a votar. Somada aos eleitores analfabetos, essa faixa chega a 50,82% do colégio eleitoral da cidade. Votos suficientes para decidir uma eleição no primeiro turno.
Fechando a comparação por escolaridade, os eleitores com segundo grau completo ou incompleto representam 37,52% dos eleitores e os que têm curso superior completo ou incompleto chegam a 11,31% do eleitorado.
Entre os eleitores paranaenses, 58,28% declararam ter o primário completo ou incompleto e que sabem ler e escrever. Somados aos eleitores analfabetos e os que não declararam escolaridade, a maioria é ampliada para 63,23%.
Os paranaenses com o segundo grau completo ou incompleto chegam a 30,36% (sete pontos porcentuais abaixo dos londrinenses) e os com curso superior completo ou incompleto são 6,4% do colégio eleitoral.
Se a escolaridade média dos eleitores de Londrina é superior à do Estado, a média paranaense é melhor que a do país. No Brasil, a soma dos eleitores com primeiro grau completo ou incompleto ou que declararam saber ler e escrever chega a 59,57%. Somados aos analfabetos e aos que não declararam escolaridade, chegamos a 66,29% (dois terços do eleitorado). Os eleitores com o segundo grau completo ou incompleto são 28,06% e os com curso superior completo ou incompleto, 5,65%.
Faixa etária
Quanto à faixa etária, o eleitorado londrinense, assim como acontece no estado e no país, concentra-se entre os 25 e os 59 anos de idade. Juntas, essas três faixas etárias (25 a 34 anos, 35 a 44 anos e 45 a 59 anos) somam 66,86%, ou dois terços do eleitorado.
A diferença é que o eleitorado londrinense é ligeiramente mais velho que o paranaense e o nacional. Em Londrina, a faixa etária com o maior porcentual de votantes é a dos 45 aos 59 anos, com 23,38%; os eleitores com 35 a 44 anos são 20,96% e os com 25 a 34 anos são 22,52% do total. Os dados do TSE também mostram que a maioria do eleitorado londrinense é do sexo feminino.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora