Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meteorologia

Em mais uma madrugada gelada, Curitiba registra 0°C

O internauta Luciano Schmidt registrou a geada que caiu sobre Ponta Grossa na manhã desta quinta-feira. Previsão é de que esquente a partir desta tarde | Luciano Schmidt
O internauta Luciano Schmidt registrou a geada que caiu sobre Ponta Grossa na manhã desta quinta-feira. Previsão é de que esquente a partir desta tarde (Foto: Luciano Schmidt)

Embora a massa de ar polar que cobre a região Sul do Brasil se afaste gradativamente do Paraná, na cidade de Curitiba o frio voltou a bater recorde no início da manhã desta quinta-feira (4). Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, principalmente por conta da baixa umidade, entre 6 e 7 horas, a mínima foi de 0°C, pouco abaixo da marca dos 0,2°C verificados na manhã de quarta-feira (3). Nas demais cidades do estado, as temperaturas subiram ligeiramente em comparação à manhã anterior, mas ainda deixaram o tempo gelado.

"Pelo segundo dia consecutivo, houve formação de geada em praticamente todo o Paraná", afirma o meteorologista Tarcízio Valentim da Costa. "Apenas no Oeste e Noroeste, onde o tempo já deixa de sofrer influência dessa massa de ar polar, não houve condições para geada", diz.

No Paraná, o menor índice foi -5,3°C, na cidade de General Carneiro, no Sudeste. Na quarta-feira, foi registrada a temperatura mais baixa do estado no ano: -5,4°C, medida no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, na região Central. "No Centro-Sul do Paraná, houve formação de nevoeiro ao longo da extensão do Rio Iguaçu, o que impediu que as temperaturas fossem tão baixas quanto às registradas na madrugada anterior", explica o meteorologista. Nesta quinta-feira, a temperatura em Entre Rios ficou em 0,7°C.

Na região metropolitana de Curitiba, as temperaturas mais baixas desta quinta-feira voltaram a aparecer nos municípios de Lapa (-2,4°C) e Pinhais (-2,9°C). Na quarta-feira, Lapa havia registrado -4,2°C e Pinhais, -3,3°C. Ainda houve medições abaixo de zero em Cerro Azul (-0,6°C), também na região metropolitana, Pinhão (-1,0°C), na região Central, Telêmaco Borba (-0,6°C), nos Campos Gerais, e União da Vitória (-0,2°C), no Sudeste.

Nesta quinta-feira, as temperaturas em Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava não devem passar dos 16°C. Foz do Iguaçu, no Oeste, e Maringá, no Noroeste, têm máxima prevista de 19°C. Em Londrina, no Norte, a previsão é de até 20°C. Na sexta-feira (5), as temperaturas sobem um pouco e variam de 7°C a 18°C em Curitiba; 12°C a 21°C em Paranaguá; 9°C a 23°C em Londrina; 10°C a 25°C em Maringá; 8°C a 19°C em Cascavel; 9°C a 22°C em Foz do Iguaçu; e 5°C a 17°C em Ponta Grossa; e 4°C a 16°C em Guarapuava.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.