Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mobilização

Em manifestação, servidores estaduais cobram benefícios atrasados

Mauro Ricardo Machado Costa, secretário de Estado da Fazenda, foi alvo de críticas por não liberar orçamento para a educação. | Antônio More/Gazeta do Povo
Mauro Ricardo Machado Costa, secretário de Estado da Fazenda, foi alvo de críticas por não liberar orçamento para a educação. (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

Na manhã desta terça-feira(8), funcionários públicos do Paraná realizaram uma manifestação em frente à Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa). Organizado pela APP-Sindicato - que representa os professores estaduais - e pelo Fórum de Entidades Sindicais do Paraná, o ato teve como principais reivindicações o pagamento de benefícios em atraso e a garantia do reajuste salarial por parte do governo do estado.

O professor Hermes Leão da Silva, presidente da APP-Sindicato, diz que a categoria também quer evitar a situação encarada por 29 mil professores temporários – contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS) – em 2015, em que o valor referente a rescisão dos contratos de 2014 foram atrasados. “Estamos solicitando a prorrogação dos contratos temporários no mínimo até fevereiro de 2016, período em que algumas instituições de ensino programaram para concluir o ano letivo de 2015”, diz.

Segundo a APP-Sindicato, em 2015 o governo deixou de investir R$ 600 milhões na educação em relação ao ano de 2014. Para Hermes Leão, esse valor seria o suficiente para garantir o pagamento dos benefícios atrasados. “O estado está com uma dívida de 101 milhões de reais com a educação e não queremos começar o próximo ano na mesma situação que vivenciamos em abril de 2015”, diz o presidente.

Uma das reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior do Oeste do Paraná (Sinteoeste) é a nomeação de 119 agentes universitários que aprovados em um concurso estadual realizado em 2013. Segundo a servidora Gracy Bourscheid, presidente do sindicato, a demanda de funcionários nas instituições de ensino é de aproximadamente 1,5 mil pessoas. “A situação é mais complicada no Hospital Universitário da Unioeste, no qual temos uma média de um enfermeiro para atender 20 leitos”, diz Gracy.

Já o sindicato dos servidores públicos da saúde (SindiSaúde), presente na manifestação, reivindicam reajustes nos benefícios de alimentação e transporte e a realização de concursos públicos. O sindicato do judiciário (SindiJus) e dos agentes penitenciários (Sindarspen) também participaram da mobilização. Às 14 horas, as lideranças da APP-Sindicato têm uma reunião marcada com a Secretaria da Administração e Previdência para apresentar as demandas dos funcionários públicos e verificar se o estado vai cumprir com os pagamentos da data-base previstos para janeiro de 2015.

Procurada pela reportagem, a Secretaria da Fazenda disse que não comentaria a manifestação nem as reivindicações dos servidores.

Celso Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringa - Sinteemar. | Antônio More/Gazeta do Povo

1 de 6

Celso Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringa - Sinteemar.

Servidores públicos da saúde reivindicam concurso público estadual. | Antônio More/Gazeta do Povo

2 de 6

Servidores públicos da saúde reivindicam concurso público estadual.

O governador Beto Richa (PSDB) foi alvo de críticas por descumprir acordos realizados com os educadores estaduais. | Antônio More/Gazeta do Povo

3 de 6

O governador Beto Richa (PSDB) foi alvo de críticas por descumprir acordos realizados com os educadores estaduais.

Para Hermes Silva Leão, presidente da APP-Sindicato, é necessário garantir a permanência dos professores temporários (PSS). | Antônio More/Gazeta do Povo

4 de 6

Para Hermes Silva Leão, presidente da APP-Sindicato, é necessário garantir a permanência dos professores temporários (PSS).

Estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) também participaram da manifestação. | Antônio More/Gazeta do Povo

5 de 6

Estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) também participaram da manifestação.

O reajuste salarial dos funcionários públicos é uma das principais pautas da manifestação. | Antônio More/Gazeta do Povo

6 de 6

O reajuste salarial dos funcionários públicos é uma das principais pautas da manifestação.

Colaborou: Larissa Mayra

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.