O Banco de Dados de Barragens da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) de Minas Gerais revelou que, em 2014, apenas 5,7% das 754 estruturas cadastradas foram consideradas “sem garantia de estabilidade” ou sem conclusão do auditor, por falta de insumos. Isso quer dizer que 94,3% de todas as barragens do estado foram consideradas estáveis, incluindo todas as estruturas do município de Mariana, onde aconteceu o acidente no distrito de Bento Rodrigues.
Em Minas Gerais, das 754 barragens cadastradas pela FEAM, 450 são de empresas que trabalham com atividades de mineração. O restante está vinculado a destilarias de álcool e indústrias. O levantamento mostra que a cidade de Mariana possui 24 barragens ou diques relacionados à mineração. Apenas a Barragem Captação e o Dique do Retão, pertencentes à Vale do Rio Doce, não tiveram a estabilidade garantida pelo auditor. Das oito barragens e diques da empresa Samarco Mineração, apenas a Barragem da Pilha de Estéril João Manoel – B2 não obteve qualquer classificação da fundação. As demais tiveram a estabilidade garantida. A barragem do Germano, que se rompeu, era considerada classe 3, de alto potencial de dano ambiental.
Fiscalização
A mineradora Samarco, que pertence à brasileira Vale e à australiana BHP, afirmou que o conjunto de barragens no município de Mariana, em Minas Gerais, foi alvo de fiscalização em julho deste ano e encontrava-se em “total condição de segurança”.
Em nota divulgada nas redes sociais, a Samarco informou que a inspeção foi realizada pela Superintendência Regional de Regularização Ambiental (SUPRAM), órgão ligado ao governo do estado de Minas Gerais.
Procurada pela reportagem, a Vale informou que não vai se manifestar no momento sobre o rompimento das barragens da Samarco que devastou o distrito de Bento Rodrigues, na cidade de Mariana.
De acordo com o comunicado da Samarco, a represa em Mariana era composta por quatro barragens batizadas de Germano, Fundão, Santarém e Cava do Germano. Todas estariam com as devidas licenças de operação, segundo a mineradora.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora