Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

Em poucas horas, quatro policiais são mortos no Rio

Rio de Janeiro – Quatro policiais militares morreram em duas diferentes ações de criminosos na noite de terça-feira e madrugada de ontem, no Rio de Janeiro. Na Tijuca, um cabo do Batalhão de Operações Especiais (Bope) que estava de folga foi morto com vários tiros e teve o carro roubado. Em Campo Grande, três policiais do Batalhão do Leblon foram vítimas de uma emboscada quando se dirigiam ao trabalho e também morreram.

As mortes ocorrem em meio a mais uma polêmica sobre a política de enfrentamento da criminalidade do governo do estado. Um relator da Organização das Nações Unidas (ONU) criticou o governador Sérgio Cabral e o acusou de incitar a violência. O chefe do Estado Maior da PM comentou que as mortes em Campo Grande causaram comoção na corporação.

Cerco

Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 5 horas, os PMs Marco Aurélio dos Santos, de 33 anos, Reinaldo Calheiros, de 30, e José Avelar Costa seguiam num Vectra para o batalhão do Leblon, onde trabalhavam, quando foram cercados por bandidos em um Gol. Os criminosos, segundo a polícia, efeturam, no mínimo, 30 disparos de fuzil. Ainda de acordo com a polícia, o motorista do carro perdeu a direção e o veículo bateu no muro de uma casa. Como os policiais militares moravam perto do local do crime, familiares foram aguardar a remoção dos corpos.

Horas antes, na noite de terça, distante dali, na Tijuca, outro PM foi assassinado. O cabo Cláudio Adonai Cavalvanti Xavier, do Bope, morreu ao ser atingido por seis tiros num assalto. Ele estava num Celta cinza quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta. Segundo apurou a polícia, ao avistarem a arma na cintura do policial, os bandidos abriram fogo e o atingiram no peito. O policial caiu e os bandidos fizeram outros disparos contra ele. Em seguida, fugiram com o carro. Cláudio chegou a ser internado no Hospital Central da Polícia Militar, mas não resistiu aos ferimentos.

Ontem, policiais do Bope fizeram uma operação no Morro do Turano, no Rio Comprido. Eles estavam em busca de suspeitos da morte de Cláudio. Na ação, o menor Rômulo Martins Pinto, de 8 anos, foi atingido por um tiro de raspão no cotovelo esquerdo, durante tiroteio entre policiais e traficantes. Rômulo foi medicado no Hospital Souza Aguiar e liberado em seguida. A polícia prendeu suspeitos e os levou para a 6.º DP, em Cidade Nova.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.