A seqüência de três meses de chuva em Santa Catarina e principalmente a enchente da última semana já provocaram impacto no preço de alguns alimentos no mercado interno - e isso pode se espalhar para outros Estados.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), os principais reajustes foram os dos hortifrutigranjeiros, como alface, que em poucos dias teve seu preço elevado em 133% no Estado.
"São produtos de pronto consumo que não podem ser armazenados. Então, se não há abastecimento, o preço sobe", diz um dos diretores da Epagri, Airton Spies.
Outro produto que recebeu reajuste no mercado catarinense foi o leite. Mas nesse caso não foram as inundações que prejudicaram a produção, mas os deslizamentos de terra, que isolaram comunidades.
"O Vale do Itajaí é o nosso segundo centro leiteiro e os problemas nas estradas estão prejudicando a logística, por isso tivemos aumento", diz o o vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri.
Por enquanto, o aumento nos preços está restrito a Santa Catarina, mas ele pode atingir outros Estados. A cidade de Luiz Alves, que ficou isolada até o meio da semana, é uma das principais produtoras de banana e tem São Paulo como o grande mercado consumidor.
Mesmo após a remoção de barreiras permitirem a comunicação com municípios vizinhos, estradas para a capital paulista seguem obstruídas. Por causa disso, pode haver reajuste já na próxima semana. O mesmo pode acontecer com as cebolas. Santa Catarina produz aproximadamente 400 mil toneladas por ano de cebola, o que corresponde a 50% do total brasileiro.
A Faesc divulgou ontem um levantamento dos prejuízos. Juntando agricultura e pecuária, a estimativa inicial é de R$ 415,5 milhões.
Governo aproveita debate da jornada 6×1 e bombas em Brasília para atrasar corte de gastos
Milei se reúne com Trump, Musk e Stallone em evento conservador
Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Vídeos mostram autor de atentado entrando na Câmara horas antes de explosões
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora