Campinas (SP) e São Paulo - O vento forte e a chuva rápida que atingiram a capital paulista na tarde de ontem provocaram estragos. Cerca de 30 ocorrências de árvores derrubadas foram registradas pelo Corpo de Bombeiros. Duas árvores e um poste de iluminação caíram sobre dois veículos nos acessos da Avenida 23 de Maio para o bairro da Liberdade, no centro da capital paulista.
A chuva também causou alagamento parcial em trecho da Avenida Guilherme Cotching, próximo ao acesso à Ponte da Vila Maria, sobre a Marginal Tietê. O Aeroporto de Congonhas, na zona sul, foi fechado por três minutos. Em Santo André, no ABC Paulista, a ventania derrubou árvores e semáforos quebraram em vários pontos.
A chuva fez os intervalos entre os trens do metrô paulistano aumentarem justamente no dia em que algumas estações iniciaram a operação Embarque Melhor, com funcionários organizando a entrada dos passageiros nos trens nas horas de maior movimento. Houve confusão e a iniciativa foi cancelada na metade do tempo previsto na Estação Sé. O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, afirmou que a operação será repetida hoje, caso não chova.
Vendaval
Também na tarde de ontem, um temporal causou estragos em Campinas e região. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Furtado, os ventos chegaram a 73,2 quilômetros por hora por volta de 15h30. Foram registradas 39 quedas de árvores, duas delas sobre veículos. A Defesa Civil não registrou vítimas. As áreas mais afetadas pela chuva foram as regiões norte e leste da cidade.
O Centro de Saúde Boa Esperança, localizado no bairro Boa Esperança, região leste de Campinas, ficou parcialmente destelhado, após o temporal da tarde. A Secretaria de Saúde informou que, até a recuperação da unidade, os atendimentos serão feitos no Centro de Saúde 31 de Março, na Vila 31 de Março.
Outra unidade, na região leste, foi atingida por uma árvore que caiu com o vento forte e ficou sem energia elétrica e telefone. O Centro de Saúde Conceição ficaria aberto até as 21 horas, mas fechou às 18h30. A unidade estará aberta a partir das 7 horas de hoje para orientação à população. As vacinas foram transferidas para o Centro de Saúde Taquaral.
A chuva e o vento forte também assustaram a população de Nova Odessa, onde uma ventania atingiu, na manhã do último dia 23, aproximadamente 120 casas do Jardim São Francisco, metade dos imóveis do bairro. Nesta segunda-feira, o vendaval ocorreu por volta das 15 horas e derrubou duas das barracas que estavam em fase de montagem no Convívio Municipal para a 22.ª Festa das Nações, além de um semáforo, seis árvores na região central e a antena do novo Centro de Inclusão Digital. Não há registros de feridos. Nenhum problema foi verificado no Jardim São Francisco.
Explosões em Brasília reforçam tensão política e devem intensificar reação do STF
O que se sabe sobre o homem que explodiu bombas e morreu na frente do STF
Moraes atribui explosões em Brasília ao “gabinete do ódio” e compara com 8/1; acompanhe o Sem Rodeios
Time montado por Trump é o pesadelo de Alexandre de Moraes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião