Equipamentos de perícia deverão ser distribuídos a policiais de todo o país, a partir desta quarta-feira (29), segundo o Ministério da Justiça (MJ). Entre os itens entregues aos estados brasileiros e ao Distrito Federal estão maletas de perícia de local do crime, com equipamentos para localização de vestígios e para registro, medição e colheita de evidências materiais. Segundo o ministério, agentes da Polícia Federal também terão acesso ao material.
As maletas são compostas por reagentes de sangue e drogas, máquinas fotográficas, trenas eletrônicas, GPS, netbooks, lupas, material para coleta de impressões digitais e material para isolamento de área. De acordo com o Ministério da Justiça, o equipamento facilita a coleta de vestígios como fios de cabelo, sangue, esperma, saliva ou impressões digitais. No total, serão entregues 1,1 mil maletas de perícia pelo país.
Além dos kits, serão entregues aos estados 57 luzes forenses multiespectrais, capazes de identificar vestígios como manchas de sangue, pelos, unhas, fibras e impressões digitais.
Também serão entregues 35 microcomparadores balísticos (usados para exames em projéteis disparados e eventual associação com armas de fogo), 18 scanners radiográficos (usados por médicos-legistas para laudos periciais mais precisos), 31 cromatógrafos gasosos (que permitem o exame de substâncias tóxicas e entorpecentes) e 150 câmaras frigoríficas para cadáveres (capazes de conservar corpos ou partes necessárias para exames periciais). No total, serão investidos R$ 75 milhões na compra destes equipamentos.