Curitiba teve na segunda-feira metade da quantidade de chuva esperada para todo o mês de dezembro, segundo dados do Instituto Tecnológico Simepar. Foram 65 milímetros de água, enquanto a média histórica do mês é de 130 milímetros na capital.
A chuva causou estragos em várias cidades da Região Metropolitana e também afetou várias pessoas na capital. Foram registrados alagamentos e enxurradas e algumas pessoas tiveram que deixar suas casas.
Segundo o meteorologista do Simepar Fernando Mendonça, a principal característica da chuva que atingiu Curitiba e região na segunda-feira foi a distribuição mais homogênea da precipitação durante o dia. "Geralmente temos chuva muito intensa durante uma hora e ontem tivemos uma média de 10 milímetros por hora, com precipitação mais intensa pela manhã, durante sete horas", explica.
Na Região Metropolitana, a chuva foi ainda mais intensa. Em São José dos Pinhais foram registrados 85 milímetros de precipitação. No estado, segundo o Simepar, a região com mais chuva acumulada foi a das cidades entre Maringá e Londrina, no Norte, com acúmulo em 160 milímetros.
Natal terá chuva na capital
Quem for passar o Natal em Curitiba vai enfrentar um clima tipicamente curitibano. Por causa da circulação dos ventos, ao menos entre esta terça-feira e o dia do 25 de dezembro as temperaturas estarão amenas, com possibilidade de garoa e até mesmo chuvas localizadas um pouco mais significativas em algumas regiões. O mesmo deve ocorrer na Região Metropolitana e no Litoral.
O meteorologista Fernando Mendonça explica que a circulação dos ventos possibilita o aumento da umidade na faixa leste do estado, o que deixa o tempo encoberto. "De hoje (terça-feira) para amanhã (quarta-feira) o vento com muita umidade traz situação de chuvisco, que pode ser potencializado à tarde e à noite, podendo causar chuvas localizadas, inclusive no dia 25".
Para a sexta-feira (26), há possibilidade ainda de que a umidade persista, mas sem chuvas significativas. As temperaturas permanecem amenas. Na véspera e no dia de Natal, os termômetros giram em torno de 12°C a 22°C em Curitiba. No Litoral, a previsão é de mínima em torno de 17°C e máxima que pode chegar a 27°C.
No interior os termômetros sobem mais e o sol pode aparecer. Em Foz do Iguaçu, no Oeste, a mínima deve ser de 16°C e a máxima pode chegar aos 30°C. No Norte, em Londrina, as temperaturas variam entre 16°C e 27°C.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião