Embalagens de cigarro terão uma nova advertência sobre os riscos de fumar. O novo alerta, que aumenta o cerco ao tabagismo, foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta quinta-feira (2).
Com a mudança, cerca de 30% da parte da frente da embalagem deverá ser ocupada pela mensagem “Esse produto causa câncer. Pare de fumar, disque 136”.
A ideia é que a frase seja escrita em letras brancas dentro de um fundo preto, e localizada logo abaixo da marca do produto. Hoje, maços de cigarro já possuem alertas na parte de trás da embalagem e em uma das laterais.
A nova alteração já estava prevista no decreto que regulamenta a lei federal antifumo, que entrou em vigor em dezembro. Faltava, no entanto, definir como seria a mensagem.
Fabricantes terão até dia 1º de janeiro de 2016 para se adaptarem à nova regra.
A mudança atende reivindicação de associações de controle do tabagismo, para quem a parte da frente do maço têm sido usada para fazer a publicidade dos produtos nos pontos de venda.
Além do novo modelo de advertência na embalagem, a Anvisa pretende realizar um estudo para substituir as imagens que constam na parte de trás do maço de cigarros. A avaliação é que as atuais já são conhecidas do público e, assim, podem ter menos impacto.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora