São Paulo - As fortes chuvas já fizeram com que 21 cidades decretassem situação de emergência em Santa Catarina desde o início do ano. Apesar disso, 14 decretos ainda aguardam o reconhecimento do governo estadual.
Os últimos três municípios a decretarem situação de emergência foram Pomerode, Rio dos Cedros e Criciúma. Desses, o mais afetado é Rio dos Cedros, que registra 245 pessoas fora de suas casas, sendo 220 desalojados estão em casas de amigos e parentes e 25 desabrigados, ou seja, dependem de abrigos públicos.
Já em Pomerode, a Defesa Civil aponta cerca de 100 pessoas desabrigadas e 50 desalojadas, além de problemas no sistema viário, no fornecimento de energia elétrica e no abastecimento de água.
Em Criciúma, a prefeitura decidiu decretar emergência na quarta-feira após registrar estragos em diversos bairros, como alagamentos e deslizamentos de terra. Entre os bairros afetados estão Linha Batista, Mineira Nova, Loteamento Meller, Vera Cruz, Buenos Aires, Próspera, Maria Céu, Santo Antônio, Centro, Paraíso e São Francisco.
Outras cidades que decretaram situação de emergência devido às chuvas desde 1º de janeiro são Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Araquari, Atlanta, Camboriu, Chapadão do Lageado, Ilhota, Itapoá, Mirim Doce, Nova Veneza, Orleans, Rancho Queimado, Rio do Campo, Taió, Tangará e Timbé do Sul.