A partir do próximo sábado, 1.º de maio, o local para o atendimento de emergência dos usuários do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) na capital muda do centro para a Cidade Industrial de Curitiba. Os funcionários públicos estaduais que antes eram atendidos no Hospital São Vicente, na região central da cidade, passarão a ter o pronto-socorro localizado no Hospital Santa Izabel, na CIC. A medida foi anunciada ontem pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado (Funef), entidade responsável pela prestação de serviços do SAS.
A Funef afirma que o principal objetivo da transferência do local do pronto-atendimento é a diminuição do tempo de espera para as consultas. Como o São Vicente atende convênios e pacientes particulares, havia demora para conseguir um atendimento. O Santa Izabel tem 45 leitos e há uma previsão de ampliação para 105. Os procedimentos de alta complexidade continuarão a ser feitos na unidade central.
O SAS é um benefício médico, um plano de saúde, oferecido pelo governo estadual a todos os funcionários ativos e inativos. Para realizar o atendimento, o governo efetua convênios com entidades como a Funef, para que prestem os serviços.
Os usuários, no entanto, reclamam da espera pelas consultas. Até o ano passado, quem prestava o serviço na capital era o Hospital Evangélico, mas o Hospital São Vicente, administrado pela Funef, ganhou a licitação. Na época, os pacientes reclamavam das longas filas de espera, fato que se repetiu no São Vicente. Em Curitiba, outras seis instituições, entre hospitais e clínicas, também são ligadas à Funef.
Serviço:
Atendimento aos usuários: 0800-600-2244. Hospital Santa Izabel: Rua Schirlei Solange Mantovani, 1.160, na Cidade Industrial, próximo à Rua Pedro Gusso.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora