Como tirar

Saiba como fazer o passaporte:

- Preencha o formulário de agen­damento e solicitação de pas­saporte no site da Polícia Fede­ral (www.dpf.gov.br) e vá a um posto de atendimento da PF;

- Apresente os seguintes documentos: identidade (RG), CPF, título de eleitor e comprovante de que votou na última eleição, certificado de reservista (para homens), passaporte anterior (quando houver, estando válido ou não).

- Apresente também o compro­van­­te de pagamento da taxa, por meio da Guia de Recolhi­men­­­to da União (GRU), que de­verá ser preenchida pela internet.

- Em até seis dias úteis o documento fica pronto. A validade é de cinco anos.

CARREGANDO :)

A Polícia Federal planeja aumentar o valor da taxa para emissão de passaporte em 20,77%. Com o reajuste, a tarifa, que hoje custa R$ 156, iria para quase R$ 190. O Ministério da Justiça ainda vai tomar a decisão final sobre o novo valor, que será definido até o fim deste ano. A nova taxa só passaria a ser cobrada a partir de janeiro de 2011. A PF argumenta que o valor da tarifa não é reajustado há quatro anos e que o porcentual de 20,77% repõe apenas a inflação do período (2006 a 2010). A partir de dezembro, a PF vai emitir o passaporte com chip, o que deverá elevar os custos da emissão, segundo Rodrigo Duarte Guimarães, chefe da divisão de passaportes da PF.

Publicidade

O anúncio ocorre duas semanas depois que uma pane no sistema da PF dificultou os serviços de agendamento, requerimento e emissão de passaportes em todo o país. Os problemas começaram no dia 27 de setembro, situação que perdurou até o dia 30.