O número de vistos americanos emitidos no Brasil em agosto de 2012 foi de 86.734, 6% a mais do que o registrado em julho. Com relação a agosto do ano passado, o Estado do Rio de Janeiro registrou a maior alta: 73%. Em São Paulo, o aumento de emissões foi de 61% no período. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (17) pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Em São Paulo, 378.858 vistos foram expedidos nos primeiros oito meses do ano, sendo 47.344 em agosto. Os consulados de Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, além da embaixada em Brasília, totalizaram 734.989 vistos no acumulado de 2012.
O crescente número de emissões se deve à implantação, em maio, dos Centros de Atendimento aos Solicitantes de Visto, destinados a facilitar o processo de autorização para entrada nos Estados Unidos. Segundo a embaixada, o tempo de espera para obter o visto diminuiu de 90 dias, em alguns casos, para um dia no Rio de Janeiro e em Brasília e para dois dias em São Paulo em Recife. Em São Paulo, 2.058 pessoas solicitam o visto por dia; no Rio, são 1.027 pedidos.
Antes, era preciso ir pessoalmente até o consulado dos EUA para entrega de documentos, processo que demorava cerca de três horas e, só depois, era possível agendar uma entrevista. Desde maio, o solicitante pode agendar duas datas (entrega de documentos e entrevista) indo até um dos Centros. A data da entrevista precisa ser agendada até oito dias após a entrega dos papéis. Para renovação dos vistos, a embaixada informa que em muitos casos tem sido dispensada a necessidade de entrevista.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora