Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná

Emoção, agradecimento e fé no dia de Nossa Senhora

Atualizado em 12/10/2006 às 19h15

Milhares de paranaenses celebraram nesta quinta-feira o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, no estado.

Em curitiba e na região metropolitana fiés puderam participar das missas em celebração ao dia da Padroeira em horários alternados. Na capital, as primeiras missas começaram às 8h da manhã. Uma procissão durante a noite desta quinta, nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Seminário, iria finalizar a celebração em homenagem à santa.

Na RMC, São José dos Pinhais e Campo Largo foram as cidades onde houve a maior concentração de fiéis. Emocionados, seguidores de Nossa Senhora Aparecida rezaram, cantaram, agradeceram e pediram.

Moradores de Campo Largo levantaram ainda na madrugada para preparar a procissão que levou a imagem da Virgem da Paróquia Santa Cecília até a Capela Nossa Senhora Aparecida, na área rural do município.

Foram vários quilômetros de caminhada – que alguns fizeram descalços, para pagar promessas – até a capela, onde aconteceu uma missa campal. Cerca de 10 mil pessoas acompanharam a procissão, que acontece na cidade há 25 anos.

Em São José dos Pinhais, também na região metropolitana de Curitiba, três mil pessoas se reuniram no centro da cidade para participar da missa em ação de graças à padroeira. O comando da celebração ficou por conta do padre Reginaldo Manzotti, que costuma reunir multidões por onde passa.

InteriorNo interior do Paraná um dos locais mais visitados foi o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia, regiões Oeste do estado.

O local, que esteve lotado durante todo o dia, recebe nesta data peregrinos que se deslocam a pé para demonstra a sua devoção. Fiés que não conseguem ir até a cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo, pagam as suas promessas aqui no Paraná mesmo. A demonstração de fé dos moradores do lugar está representada por uma estátuda de Nossa Senhora de 26 metrôs de altura.

Em Londrina, cerca de 30 mil pessoas visitaram o santuário de Nossa Senhora Aparecida na cidade. A primeira missa começou às 5 horas da manhã. Ao meio-dia houve queima de fogos. Uma procissão à noite pelas ruas da cidade encerraria a celebração em homenagem à Padroeira.

Três celebrações na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel, marcaram as homenagens à Padroeira do município. Devotos lotaram a igreja para receber uma réplica da imagem da Santa, trazida de Aparecida (SP).

Em Maringá, milhares de fiéis participaram do Cenáculo com Maria, que contou com missas, apresentações teatrais e de dança, sorteios, queima de fogos e bençãos.

Uma caminhada de 30 quilômetros marcou as comemorações à Santa em Campo Mourão. No centro, romeiros carregaram a imagem de Maria pelas principais avenidas da cidade até o Santuário, onde rezaram a missa. Um bolo de 62 metros, com quatro mil medalhas, foi servido aos fiéis.

Nem a chuva impediu a procissão dos cristãos em Ponta Grossa. A imagem, abençoada pelo Papa João Paulo II, foi carregada por cerca de três mil romeiros até o Santuário Nossa Senhora Aparecida, onde aconteceu a missa em ação de graças.

Aparecida do Norte

Como em todos os anos, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida , na cidade de Aparecida, a 171 quilômetros de São Paulo, recebeu uma multidão de romeiros neste feriado do dia 12.

A estimativa é de que quase 170 mil pessoas visitariam a basílica. Dados do início da manhã apontavam para um número menor, 155 mil fiéis. A primeira missa começou às 5h30 e teve a participação de cerca de 40 mil fiéis. Mais seis missas ocorreram ao longo do dia. O encerramento da celebração será marcado por uma com a imagem de Nossa Senhora, que foi encontrada no Rio Paraíba, por três pescadores, em 1717.

Um show do padre Zezinho acontece após a procissão. Haverá ainda queima de fogos. Todas as atividades serão transmitidas pela tevê Aparecida.

Pela manhã, passaram pela Basílica de Nossa Senhora Aparecida políticos como o candidato a presidente, Geraldo Alckimin (PSDB) e o senador Eduardo Suplicy (PT).

No ano passado, a igreja recebeu 155.287 pessoas no dia 12. Até hoje, o público recorde que assistiu às missas e atividades programadas para a data é de 215 mil pessoas, no feriado de 1996. Nesta quarta-feira, o movimento já era enorme. Cerca de 30 mil pessoas compareceram à missa de encerramento da novena, que foi seguida por um show pela paz e pela solidariedade, realizado pela dupla Gian e Giovane.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.