Dizem que uma imagem pode dizer mais que mil palavras… Mas e um emoji? Para o Oxford Dictionary, uma das principais instituições de letras em inglês, a palavra do ano é o emoji “chorando de rir”. Esse emoji torna-se, portanto, o sucessor de palavras como “selfie” (vencedora em 2013), “GIF” (vencedor em 2012), “unfriend” (campeã em 2009) e “sudoku” (que levou o troféu para casa em 2008).
A entidade lançou um comunicado para explicar a escolha controversa. “É fácil perceber como o alfabeto tem lutado para se manter atualizado com as demandas visuais da comunicação do século 21. Não chega a ser surpreendente que uma escrita pictográfica como um emoji foi capaz de preencher esse espaços: é um termo flexível, imediato e que dá o tom da conversa de maneira muito bela”, disse o presidente do Oxford Dictionary, Casper Grathwohl.
Segundo o dicionário, o emoji “chorando de rir” foi responsável por 20% das utilizações de emoji no Reino Unido no último ano e 17% dos usos dos sinais pictográficos nos EUA. Entre as opções que perderam para emoji, há também várias palavras do vocabulário da tecnologia, como Dark Web, sharing economy (economia compartilhada) e ad blocker (bloqueador de anúncios).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião