Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fraude

Empresário cita mais de 60 deputados

Cuiabá – O vice-presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), afirmou, depois de uma conversa dos parlamentares da comissão com o juiz da 2.ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso, Jeferson Schneider, que é "excepcional e aterrador" o depoimento do empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin, dono da Planan, acusado de ser um dos chefes da chamada máfia das ambulâncias.

Segundo Jungmann, o depoimento de Vedoin é "aterrador, porque se trata de um esquema criminoso envolvendo 19 estados, centenas de pessoas e entre 60 e 80 parlamentares, com indícios fortíssimos." O deputado declarou-se convencido de que a CPI confirmará essa dimensão do escândalo e o envolvimento dessas pessoas. "Eu acredito que é o resultado ao qual vamos chegar. Aliás, tenho certeza", afirmou Jungmann.

O juiz, que preside o inquérito sobre a máfia, está desde o dia 3 tomando o depoimento de Vedoin e deverá concluir o trabalho hoje ou amanhã. A máfia envolve parlamentares, empresários, assessores do Ministério da Saúde e prefeitos de vários estados em um esquema de venda de ambulâncias a preços superfaturados para prefeituras, pagas com recursos oriundos de emendas de parlamentares ao Orçamento da União.

Parlamentares da CPI esperavam ouvir Vedoin hoje, mas só poderão fazer isso quando o empresário concluir seu depoimento ao juiz Schneider. Ontem, eles interrogaram Maria da Penha Lino, ex-assessora do Ministério da Saúde e ex-funcionária da Planam, empresa de Vedoin envolvida no esquema de superfaturamento. Até o fechamento desta edição, o depoimento da ex-assessora do Ministério da Saúde não havia acabado.

Ontem, o quarto secretário da Mesa da Câmara, deputado João Caldas (PL-AL), avisou ao presidente da Casa, Aldo Rebelo (PC doB-SP), que não participará das reuniões da Mesa enquanto durarem as apurações da CPI. João Caldas é um dos deputados investigados. Aldo cobrou indiretamente a mesma atitude do segundo secretário Nilton Capixaba (PTB-RO).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.